Unificação
Audiência na Câmara discute serviços de guincho
O projeto de concessão dos serviços de remoção e guarda de veículos apreendidos por infrações de trânsito no Estado de São Paulo foi debatido em audiência pública da Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos, realizada ontem (25) na Câmara de Sorocaba. A consulta pública teve início em 8 de julho e outras audiências públicas foram realizadas em Campinas, São José do Rio Preto e Bauru. Após Sorocaba, serão realizadas mais duas, em São José dos Campos (na segunda-feira, 28) e São Paulo (terça-feira, 29).
Participam Davi Artigas, coordenador de leilões de veículos do Detran; Eric Wetter, diretor setorial da Diretoria de Gestão Regulatória do Detran; Ricardo Miguel Fernandes do Nascimento, diretor de operações viárias do DER; Felipe Alves, colaborador da Secretaria de Parcerias em Investimentos; e Anderson José Amâncio, gerente adjunto interino de parcerias e concessões.
Hoje, o serviço de remoção e guarda de veículos é prestado por meio de pátio próprio e pátios gerenciados por terceiros, especialmente via convênios com municípios. Segundo a Secretaria de Parcerias, esse modelo descentralizado acaba gerando diferenças nos procedimentos. O objetivo do novo modelo é unificar e padronizar o recolhimento, a custódia, a gestão, a preparação para leilão e a restituição dos veículos. (Da Redação)