Buscar no Cruzeiro

Buscar

Objetivos

Tarcísio de Freitas foca na administração estadual

Reeleição é meta para 2026, disse o governador em entrevista ao Cruzeiro

25 de Julho de 2025 às 22:55
Tom Rocha [email protected]
Governador prosseguiu ontem na entrega de obras e anúncio de investimentos nas região
Governador prosseguiu ontem na entrega de obras e anúncio de investimentos nas região (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/7/2025))

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) demonstrou estar focado na administração estadual em agenda na região de Sorocaba desde quinta-feira (24). Ontem, ele prosseguiu na entrega de obras e anúncio de investimentos para o interior do Estado, dentro da programação da Caravana 3D (Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo).

Tarcísio começou ontem sua agenda em Sorocaba, na sede no jornal Cruzeiro do Sul, onde concedeu uma entrevista que foi divulgada nas redes sociais. Ele comentou sobre os projetos rodoviários e ferroviários; a cobrança que considera mais justa nos pedágios dos futuros pórticos a serem instalados nas rodovias; investimentos em saúde, educação e infraestrutura; e afirmou que suas pretensões políticas em 2026 são permanecer no governo estadual, descartando candidatura à Presidência da República.

O secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, não acompanhou o governador na região de Sorocaba por motivo de férias.

Confirmando o que já disse antes, Tarcísio falou que não existirá pedágios no perímetro urbano de Sorocaba e acredita que o receio sobre a instalação dos pórticos é em relação às novidades que vão trazer. “A questão do costume de parar nas praças, ter um tráfego mais fluido e a justiça tarifária devem ser consideradas por todos”, disse o governador. “Ter pórticos, na verdade, pode deixar mais barato as viagens para quem viaja pouco, com pagamentos menores em deslocamentos ocasionais maiores.”

No transporte ferroviário, Tarcísio afirmou que o projeto Trem Intercidades (TIC) de Sorocaba a São Paulo tem previsão de leilão no último trimestre de 2025, assinatura de contrato em 2026 e início de obras em um cronograma de 8 anos de trabalho, com operação efetiva em 2034. “A gente está falando de um trem que tem R$ 12 bilhões de investimentos. E que vai contar com dois serviços: trem Parador (sai do centro de Sorocaba, faz uma parada em Brigadeiro Tobias, segue para São Roque, Itapevi, Carapicuíba e São Paulo), e outro trem Expresso (uma viagem de 60 minutos direto de Sorocaba para São Paulo), beneficiando toda a população.”

No âmbito nacional, Tarcísio disse que não vai concorrer à Presidência da República. “Minha ideia é ser candidato à reeleição em São Paulo. A população me acolheu muito bem, e sou muito grato a isso. Ainda há muitos projetos para 2028, 2029, 2030... Eu tenho um compromisso com São Paulo”, afirmou.

Consórcio Piraí

A situação da escassez hídrica em Itu e Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), também foi abordada pelo governador, que anunciou um montante de R$ 70 milhões direcionados ao Consórcio Piraí (formado pelas prefeituras de Indaiatuba, Itu e Salto) para construção de uma barragem. Problemas jurídicos envolvendo licenças ambientais estão impedindo os trabalhos de avançar, mas ele acredita que a liberação da obra não deve demorar a sair, a fim de garantir o abastecimento de água à população dos três municípios.