Alívio
Chuva volta a Sorocaba após 30 dias e melhora umidade do ar
Em poucos horas a cidade registrou 7,4 mm
Depois de exatos 30 dias de tempo seco, a chuva voltou a atingir Sorocaba nesta sexta-feira (25), com a passagem de uma frente fria pela faixa leste do Estado de São Paulo. A precipitação veio acompanhada de queda nas temperaturas, com máxima de 23°C.
Segundo levantamento da Defesa Civil estadual, a última vez que a cidade havia registrado chuva foi em 24 de junho, com volume de 17,8 mm. Nesta sexta, o acumulado chegou a 7,4 mm, conforme medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Apesar do volume modesto, a chuva já contribuiu para aumentar a umidade do ar.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar (URA) atingiu 90%. Nos últimos dias, com o predomínio do tempo seco, os níveis chegaram a ficar próximos dos 30%, patamar considerado crítico para a saúde. O ar seco pode causar ressecamento das mucosas, irritação nos olhos e na garganta, além de aumentar a suscetibilidade a infecções respiratórias e provocar sangramentos nasais.
Para o fim de semana (dias 26 e 27), a previsão indica sol entre nuvens, temperaturas em elevação e clima estável. A expectativa é de tardes mais quentes e manhãs com névoa leve, sem previsão de novas chuvas.
Na segunda-feira (28), o tempo volta a mudar. O céu deve permanecer aberto, mas as temperaturas serão mais amenas. A mínima prevista é de 13°C e a máxima não deve ultrapassar os 23°C. A semana começa com o típico clima de inverno no interior paulista: seco, com manhãs frias e tardes agradáveis.
Índices pluviométricos
Retiro São João – 7,4 mm
Jardim Saira – 6,4 mm
Aparecidinha – 6,4 mm
Éden – 6 mm
Cerrado – 5,71 mm
Morros – 5,4 mm
Brigadeiro Tobias – 5,4 mm
Fonte: Cemaden (os números referem-se as estações meteorológicas instaladas em tais regiões)