Saae
Sistemas de captação de água e da represa apresentam bons níveis em época de seca
Itupararanga está com nível de 78,6%; ela é a principal fonte de água para Sorocaba
Observar o consumo de água pelos litros gastos na conta, manter a prática de economizar e se preocupar com o meio ambiente são boas práticas, ainda mais nos meses de junho a agosto, que na região de Sorocaba são os meses mais secos do ano, sem a ocorrência de chuvas. E apesar dessa época de seca, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que o sistema Ferraz/Castelinho e o Ipaneminha estão operando com níveis satisfatórios para o período, com 85 e 90% da capacidade total, respectivamente. Na Represa de Itupararanga, que representa o maior volume usado por Sorocaba, o abastecimento está garantido com um nível de 78,6%.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), “(o tempo mais seco) ocorre pela mudança de circulação de ventos e sistemas de pressão atuantes. Neste período prevalecem sistemas de alta pressão atmosférica que inibem o desenvolvimento de nuvens e/ou que dificultam a mudança de massas de ar. Isto em conjunto com a supressão de ventos úmidos, oriundos da Amazônia, favorecem o período de maior estiagem”, explica o órgão em nota.
Ainda segundo o Saae, “os níveis são considerados satisfatórios para esse período do ano e são praticamente os mesmos observados no mesmo período do ano passado. Não foi verificado aumento significativo no consumo de água em junho, em relação ao mês de maio. A queda na temperatura observada no mês de junho e julho contribui para que o consumo se mantenha estável”.
Há pouco mais de um ano, a situação era bem diferente. Uma prolongada estiagem que acossou a região de Sorocaba provocou uma redução nos níveis dos principais reservatórios que abastecem a cidade, conforme reportagem do jornal Cruzeiro do Sul. Os dados divulgados de Itupararanga na época, referentes aos dias 2 e 3 de setembro, indicavam um volume útil de 69,61%. Um dia depois, o volume já era de 69,26% — uma redução de 0,35% de um dia para o outro.
Economia
Mesmo com bons níveis de água, economizar sempre é bem-vindo. O Saae de Sorocaba oferece dicas para auxiliar no consumo consciente e economia de água. Orientações simples que podem ser praticadas no dia a dia da população, como fechar bem as torneiras enquanto escova os dentes ou faz a barba, verificar se não há vazamentos em pias, chuveiros ou vasos sanitários, evitar banhos demorados, não lavar carros e calçadas com a mangueira e utilizar a capacidade máxima da máquina ao lavar roupas.
Segundo o Saae, “o consumo consciente da água pela população é fundamental, sempre, para a preservação dos mananciais hídricos do município, independentemente da época do ano. A orientação é sempre evitar gastos desnecessários e desperdícios”, explica.
Outro recurso que pode ser utilizado pela população é a calculadora de consumo de água disponibilizada pelo Saae. Através da ferramenta é possível calcular o consumo diário de água da residência. O acesso pode ser feito por meio do link https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/.
DICAS PARA ECONOMIZAR
- Fechar bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- Evitar banhos demorados;
- Antes de lavar a louça, remover restos de
comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho;
- Evitar lavar as calçadas e o carro com mangueira;
- Molhar as plantas ao entardecer ou amanhecer quando o sol é mais ameno;
- Utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e ficar atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.