Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacionalização

Aeroporto de Sorocaba passa a ser internacional para manutenção de aeronaves

Anúncio oficial foi realizado na tarde desta quarta-feira (23)

23 de Julho de 2025 às 19:24
Da Redação [email protected]
O aeroporto de Sorocaba é base de empresas especializadas na manutenção de aeronaves executivas de pequeno, médio e grande porte
O aeroporto de Sorocaba é base de empresas especializadas na manutenção de aeronaves executivas de pequeno, médio e grande porte (Crédito: Daniel Gouveia )

Após um processo que se estendeu por cerca de 13 anos, o Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, foi oficialmente internacionalizado para a realização de manutenção em aeronaves. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (23), durante coletiva de imprensa conduzida pelo CEO da Rede Voa, Marcel Moure, concessionária responsável pela administração do terminal, ao lado do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). As atividades internacionais devem começar nos próximos dias.

O aeroporto de Sorocaba é base de empresas especializadas na manutenção de aeronaves executivas de pequeno, médio e grande porte, como a Embraer e a Cirrus Aircraft. O local também opera voos nacionais executivos e de instrução. Com uma pista de 1.630 metros, o terminal registra cerca de 30 mil pousos e decolagens por ano.

Agora, com a nova habilitação, o aeroporto poderá receber voos diretos de outros países exclusivamente para manutenção, com entrada apenas da tripulação, sem transporte de passageiros ou cargas.

Segundo Marcel Moure, a mudança trará benefícios tanto para Sorocaba quanto para o Estado, especialmente na geração de empregos.

“Este momento vai trazer incremento de tarifas e aumento na arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) para o município. A tecnologia, a necessidade de ter mais pessoas qualificadas tecnicamente para trabalhar com aeronaves, vai crescer. Então, é óbvio que aumentará a demanda por manutenção, a movimentação nos hangares. É um crescimento conjunto. Ou seja, o setor empresarial se expande, a sociedade se desenvolve e muitos empregos diretos e indiretos serão gerados”, destacou.

O processo de internacionalização do aeroporto teve início em 2012. A Rede Voa assumiu a concessão em 2022 e, desde então, conduziu uma série de trâmites burocráticos até obter a ampliação. Nos últimos anos, o terminal também passou por melhorias estruturais para atender aos requisitos das operações internacionais, como a instalação de salas administrativas para órgãos aduaneiros, canal de inspeção por raio-x para bagagens, posto de emissão de passaportes da Polícia Federal, além de reformas no terminal de passageiros e em áreas operacionais.

No último dia 15 de julho, a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União a autorização para a internacionalização do aeroporto. Segundo Moure, todos os órgãos competentes, incluindo o Ministério de Portos e Aeroportos, deram parecer favorável. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já assinou a portaria e encaminhou para a publicação.

“A partir da publicação no Diário Oficial, passa a valer oficialmente. Já estamos em tratativas com diversas empresas de manutenção para dar início às operações internacionais aqui em Sorocaba”, informou o CEO da Rede Voa. Moure também destacou que há projetos para a internacionalização de voos executivos para os próximos anos.

 

Mais oportunidades

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), também participou do anúncio oficial da internacionalização. Segundo o chefe do Executivo sorocabano, a partir de agora, o aeroporto da cidade passa a ser o segundo maior do mundo em manutenção de aeronaves.

Para ele, a mudança ampliará o leque de oportunidades no município. “Algumas universidades, inclusive a Fatec, já abriram cursos de manutenção de aeronaves, pois essa é uma área que gera mão de obra altamente qualificada, com remuneração média de R$ 10 mil por mês. Isso vai movimentar ainda mais a economia, criando novas oportunidades de emprego, impulsionando avanços, promovendo o desenvolvimento econômico e consolidando Sorocaba como uma referência mundial”, afirmou.

Galeria

Confira a galeria de fotos