Aeroporto
Ex-presidente do Aeroclube cobra instalação de placa oficial em hangar
Após três anos da publicação da lei que denomina de “Cherubim Rosa Filho” o antigo Hangar Araçoyaba do Aeroclube de Sorocaba, a Prefeitura ainda não realizou uma cerimônia nem instalou uma placa com os dados do homenageado. A reclamação é de Telmo Pereira Cardoso, ex-presidente da instituição.
O Aeroclube de Sorocaba está instalado na primeira construção do Campo de Aviação, atual Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, localizado na avenida Santos Dumont.
Em 5 de dezembro de 2022, a Câmara de Sorocaba publicou a lei de autoria do vereador Fernando Dini (PP). De acordo com o documento, no local deve contar com uma placa indicativa com o nome de Cherubim Rosa Filho e a expressão “Cidadão Emérito 1926- 2022”. No entanto, segundo o ex-presidente do aeroclube, até hoje a Prefeitura não realizou a homenagem.
“Apesar das várias tentativas de contato com o prefeito, por meio do gabinete, ele não se dignou a responder nem a marcar uma solenidade simples para o descerramento da placa, que a Prefeitura não confeccionou até hoje”, afirmou Cardoso.
Em fevereiro deste ano, o Cruzeiro do Sul publicou uma reportagem sobre o mesmo assunto. Meses depois, sem obter resposta, Telmo voltou a pedir explicações. “Eu não entendo por que o prefeito não responde e não agenda um dia para fazer uma cerimônia simples lá.”
Em nota enviada ao Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Sorocaba informou que está verificando, internamente, os trâmites necessários para a instalação da placa prevista na legislação vigente, referente à denominação do hangar do Aeroclube de Sorocaba como “Hangar Ten. Brigadeiro Cherubim Rosa Filho”. O Poder Executivo ressaltou que reconhece a importância da homenagem e o devido respeito à memória do tenente-brigadeiro Cherubim Rosa Filho, e que está avaliando os aspectos técnicos e orçamentários envolvidos, bem como a melhor forma de promover a cerimônia de forma adequada e condizente com a relevância do ato.
A reportagem questionou quando a placa será instalada no local, mas a Prefeitura de Sorocaba não informou a data prevista para a homenagem.
Quem foi Cherubim Rosa Filho
Cherubim Rosa Filho, filho de Cherubim Rosa e Isabel Rolim de Freitas Rosa, nasceu em 11 de setembro de 1926, em Sorocaba. Desde jovem, demonstrou paixão pela aviação, despertada após um voo panorâmico no Aeroclube de Sorocaba, onde ganhou uma bolsa para o curso de piloto. Aos 17 anos, em 1944, conquistou o Brevê nº 28 (certificado para pilotar) da Escola de Pilotagem do Aeroclube local.
Em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, ingressou na Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos (RJ), sendo declarado aspirante a oficial em 1948 e designado para o 1º Grupo de Aviação de Caça, o famoso “Senta a Pua”, na base aérea de Santa Cruz.
Na Força Aérea Brasileira, teve carreira destacada: foi comandante de esquadrilha e esquadrão, instrutor e piloto de testes no Campo de Marte.
Em 1985, foi promovido a tenente-brigadeiro-do-ar e assumiu a vice chefia do Estado-Maior da Aeronáutica. Dirigiu o Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento, englobando o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), os centros de lançamento de mísseis da Barreira do Inferno e de Alcântara e o Programa AMX, com a Embraer e a Força Aérea Italiana.
Foi chefe do Comando-Geral do Ar (1986-1989), chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (1989) e, em seguida, nomeado por José Sarney para o Superior Tribunal Militar (STM), onde atuou como presidente entre 1993 e 1995. Participou da modernização da Justiça Militar, com destaque para as comissões sobre o Código Penal Militar, cerimonial, e Direito de Guerra.
Cherubim Rosa Filho se aposentou em 1996 e faleceu em 2 de maio de 2022, aos 95 anos, em Brasília. (V.F.)
Galeria
Confira a galeria de fotos