Buscar no Cruzeiro

Buscar

História

IHGGS celebra 150 anos da Estrada de Ferro Sorocabana

21 de Julho de 2025 às 21:57
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Estrada de Ferro Sorocabana foi inaugurada em 10 de julho de 1875, às 14h30,
com a chegada de um trem à estação. O empresário Luiz Matheus Maylasky e
o presidente da Província, Sebastião José Pereira, participaram da cerimônia
A Estrada de Ferro Sorocabana foi inaugurada em 10 de julho de 1875, às 14h30, com a chegada de um trem à estação. O empresário Luiz Matheus Maylasky e o presidente da Província, Sebastião José Pereira, participaram da cerimônia (Crédito: ARQUIVO/JCS (28/10/2024))

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) realizará, na noite de amanhã (23), um evento em comemoração aos 150 anos da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). A solenidade, promovida em parceria com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil/São Paulo e com o Conselho Estadual da Ordem do Ipiranga, está prevista para começar às 19h30, na Casa de Aluísio de Almeida. A sede do IHGGS fica na rua Ruy Barbosa, 84, no bairro Além Ponte.

Durante o evento, aberto ao público, serão exibidos dois documentários com a participação do cineasta e professor Nelson de Toledo Filho: “A Sorocabana Ferrovia Cultural” e “Projeto nos Trilhos”. As produções serão apresentadas pelas jornalistas Ana Claudia de Paula e Patrícia Santos, sob orientação do jornalista e professor Fernando Celso Negrão Duarte. A solenidade contará ainda com outras manifestações culturais. Após as apresentações, o público poderá fazer homenagens.

A Estrada de Ferro Sorocabana foi oficialmente inaugurada em 10 de julho de 1875, às 14h30, quando um trem foi estacionado na plataforma da estação. Segundo informações da Prefeitura de Sorocaba, estavam a bordo o empresário Luiz Matheus Maylasky e o presidente da Província, Sebastião José Pereira, ambos acompanhados por autoridades e convidados, ao som de bandas musicais, recepcionados por espectadores em camarotes montados em frente ao edifício.

Os primeiros passos para sua construção foram dados em 1870, com o apoio do imperador Dom Pedro II. Cerca de 1,5 mil pessoas trabalharam simultaneamente na construção da ferrovia, das pontes e das estações. Assim, a Estrada de Ferro Sorocabana faz parte da história e do desenvolvimento da cidade.

“Essa ferrovia marcou de forma indelével a vida de todos os sorocabanos. Não apenas no sentido de audácia, correspondência e compreensão de transformações que normalmente acontecem no cotidiano. Assim, a cidade dos ferroviários traz em seu arraste interessantes episódios... Ser ferroviário era ser um bom partido, um bom casamento; dispor de oportunidades ímpares, créditos, financiamentos, escolas, atendimento à saúde e outros benefícios a estes vinculados”, explicou Adilson Cezar, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.

Ainda conforme o professor, a Estrada de Ferro Sorocabana se transformou e atravessou todo o Estado e, apesar das dificuldades enfrentadas, conseguiu se manter integrada à malha ferroviária nacional. Para ele, é uma história que merece ser lembrada.

“O IHGGS e seus parceiros, bem como agora a formada GIA União Cultural, têm íntimo interesse em registrar depoimentos de ex-ferroviários, tanto daqueles dos mais altos níveis de administração quanto dos servidores braçais, pois a história não é uma realização exclusiva de nossas lideranças. O cotidiano precisa e deve ser registrado, para que, no amanhã, nossos descendentes tenham orgulho desses feitos. Identificar os apoiadores e os contrários, eis o objetivo principal: o futuro, já que o passado não se pode mudar.” (Da Redação)