Denúncia
Três crianças em situação de maus-tratos são resgatadas em Sorocaba
De acordo com a Prefeitura, elas foram encontradas sozinhas, com assaduras, sinal de picadas de pulga e fome
Três crianças, com idades entre 10 meses e 4 anos, foram resgatadas de uma casa no Parque Vitória Régia, na zona norte da cidade, em situação de maus-tratos. A situação chegou ao Conselho Tutelar na manhã desta segunda-feira (21), por meio de uma denúncia de telefone.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para acessar o imóvel. Dentro da residência, um bebê de dez meses foi encontrado em um cercado infantil, enquanto uma criança estava deitada no sofá. Ambas estavam em condições precárias de higiene. O irmão mais velho, por sua vez, estava sob os cuidados de uma vizinha.
Ao Cruzeiro do Sul, a Prefeitura informou que essa não é a primeira que o Conselho Tutelar recebe denúncia sobre essa famíliae que os pais são usuários de drogas. "Em atendimento anterior, a mãe chegou enquanto a equipe ainda estava na casa e informou o contato do pai dela, avô das crianças. Ele, então, assumiu a responsabilidade pelas crianças, mediante termo de entrega e responsabilidade, mas posteriormente devolveu as crianças à genitora, sem o consentimento do órgão", relata, em nota.
Após serem resgatadas, as três crianças foram levadas ao Conselho Tutelar, onde receberam banho e alimentação. Ainda conforme a Administração Municipal, elas estavam com assaduras, sinal de picadas de pulga e com fome.
Diante dos fatos, a mãe é investigada por maus-tratos e abandono de incapaz. O caso foi registrado pelo 8º Distrito Policial de Sorocaba.