Sorocaba
Moradores pedem ajuda para resgatar cachorro-do-mato com sarna
Animal, avistado em área de mata ao lado de um condomínio, estaria debilitado e com ferimentos na perna; Polícia Ambiental foi acionada
Os moradores de um condomínio localizado na rodovia João Leme dos Santos (SP-270), em Sorocaba, entraram em contato com o Cruzeiro do Sul pedindo ajuda para auxiliar um cachorro-do-mato que estaria com sarna. O empreendimento fica ao lado de uma área de mata.
Segundo os moradores, há várias espécies de animais silvestres na região. Na quarta-feira (16), o cachorro-do-mato teria aparecido no local aparentemente debilitado, com feridas na perna. Um munícipe acionou órgãos de defesa ambiental, mas relatou que não obteve retorno.
O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba. A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) informou que se trata de um animal de vida livre e, por isso, a responsabilidade, neste caso, é de órgãos estaduais, conforme o Decreto nº 69.582, de 5 de junho de 2025.
A reportagem, então, acionou o Estado. Em nota, a Coordenadoria de Gestão de Fauna Silvestre da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo declarou que entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental de Sorocaba, que se colocou à disposição para verificar a situação do cachorro-do-mato.
Caso o resgate seja bem-sucedido, o animal poderá ser encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras-SP), equipamento estadual responsável pelo atendimento emergencial, triagem e estabilização de animais silvestres vítimas de tráfico, cativeiro ou outras situações de vulnerabilidade.
De acordo com a Semil, relatos de sarna em animais silvestres têm sido cada vez mais frequentes no Estado.
"Isso ocorre, principalmente, em decorrência da presença de cães e gatos domésticos em áreas de mata, o que favorece a transmissão de doenças. Por isso, é fundamental que os tutores mantenham seus animais domésticos dentro de casa ou sob controle, evitando o contato com a fauna silvestre e contribuindo para a conservação da biodiversidade."