Saúde
Idosa de 82 anos morre com suspeita de dengue em Sorocaba
Ele faleceu na terça-feira (15); exames estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz
Uma idosa de 82 anos morreu com suspeita de dengue em Sorocaba. Segundo a prefeitura, o falecimento ocorreu na terça-feira (15), em leito de um hospital particular. Agora, a Secretaria da Saúde (SES) aguarda a análise do Instituto Adolfo Lutz para confirmar, ou não, a causa do óbito.
Além dela, a pasta espera a liberação dosresultados de outras quatro pessoas que também morreram com a suspeita da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O prazo médio é de até três meses.
Quanto aos confirmados, Sorocaba tem, nos sete meses do ano, 29 óbitos. Em relação aos casos, o número de notificações subiu para 14.072 -- 14.019 autóctones (transmissão local), 43 importados e 10 indeterminados. Os dados foram disponibilizados pela prefeitura nesta quinta-feira (17).
RMS
Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o mosquito segue fazendo vítimas. Mairinque confirmou nesta semana a primeira morte confirmada pela dengue. O óbito é de um homem, de 75 anos, que morava no bairro Nova Mairinque. Segundo a prefeitura, ele tinha diversas comorbidades: hipertensão e diabetes. Apesar de a confirmação ter ocorrido agora, o óbito foi registrado no dia 13 de fevereiro.
Além disso, a prefeitura de Mairinque também aguarda, por parte do Instituto Adolfo Lutz, o resultado de uma outra morte. Na ocasião, o óbito foi referente a um morador do Jardim Vitória, de 75 anos. Ele tinha diversas doenças pré-existentes, entre elas, a cardiopatia obstrutiva hipertrófica.
Dados do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) Sorocaba, composto por 33 municípios, mostram que, até o momento, 37.895 pessoas foram infectadas pela dengue. Já as mortes estão em 59. Outras 13 estão em investigação.