Desenvolvimento
Estado aposta em vocações locais para impulsionar economia
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, presidiu ontem (16) mais um encontro empresarial, realizado na Câmara Municipal de Iperó. O evento integra uma série de reuniões que está sendo promovida nos 645 municípios do Estado de São Paulo. Iperó foi a 392ª cidade visitada.
Durante o encontro, o secretário apresentou as diretrizes do governador Tarcísio de Freitas. O objetivo, segundo Lima, é valorizar a vocação de cada município como estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico, promover a geração de renda, ampliar as oportunidades de capacitação e emprego, e fortalecer a economia local. Cerca de 30 empresas da cidade participaram da reunião.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Iperó, Silvia Cristina, o evento representa um marco para o futuro do município. “Estamos reunindo quem realmente faz a economia girar: empresários, lideranças públicas, investidores e instituições que acreditam no potencial da nossa cidade”, afirmou.
O prefeito de Iperó, Léo Folim (PSD), também destacou a importância da iniciativa. “A região está crescendo. Isso é um compromisso, com apoio do Governo do Estado e da Câmara. Vamos entregar uma cidade com estrutura adequada, com todas as possibilidades para que Iperó continue sendo pujante na economia”, disse.
Apesar da vocação econômica, o município enfrenta entraves territoriais. “Hoje, o que dificulta muito a nossa situação são as áreas públicas. Inúmeras empresas procuram a cidade querendo investir, mas não temos terrenos disponíveis para ofertar. São muitas áreas particulares”, explicou o prefeito. Segundo ele, há um projeto de lei aprovado pela Câmara que prevê a desapropriação de uma área que poderá oferecer a infraestrutura necessária para atrair novos empreendimentos.
Para o secretário Jorge Lima, a compreensão das características de cada região é essencial. “A vocação é o que estamos apostando. O que estamos fazendo é identificar essa vocação e trabalhar na concepção do desenho para o desenvolvimento”, afirmou.
Silvia Cristina acrescenta que Iperó tem uma vocação natural para o turismo histórico, rural e de eventos. “Isso amplia a demanda por hotéis, restaurantes e experiências locais. O turismo passa a ser, além de cultura e lazer, uma estratégia real de geração de renda para os pequenos e médios empreendedores locais”, destacou.
Outro fator de destaque para o futuro econômico do município é a instalação do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). Segundo a secretária, o projeto trará benefícios relevantes: “O reator traz consigo um ecossistema inteiro de inovação, pesquisa e desenvolvimento, com potencial de atrair empresas de base tecnológica, das áreas de saúde e energia, além de universidades, centros de pesquisa e fornecedores de diversas áreas”.
A reunião teve como papel central promover conexões, identificar oportunidades e alavancar o potencial de crescimento de Iperó, gerando empregos, capacitação e movimentando a economia em diferentes frentes.