Fiscalização
Operação Ferro-Velho interdita três estabelecimentos em Sorocaba
Irregularidades como falta de alvará e obstrução de calçada motivaram as interdições
Três stabelecimentos foram interditados temporariamente nesta quarta-feira (16), em Sorocaba, pela “Operação Ferro-Velho”. Todos os locais vistoriados ficam na zona norte da cidade. Dois estabelecimentos, sendo um na Vila Fiori e outro no Jardim Aeroporto, foram notificados por falta de alvará de funcionamento. Além disso, eles foram notificados por obstrução de calçada.
O terceiro local visitado, no Jardim Marnilda, foi notificado por falta de alvará de funcionamento e também recebeu multa por falta de câmeras e sistema de videomonitoramento. Os locais só poderão voltar a funcionar quando resolverem as pendências documentais.
Segundo a prefeitura, somente em 2024, 190 ferros-velhos foram fiscalizados, sendo emitidos cerca de 90 autos de infração, entre multas e notificações, e 15 interdições. Neste ano, foram 121 ferros-velhos fiscalizados e 44 interditados temporariamente.
A operação foi feita pelo Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).