Raposo
Pórticos de monitoramento são construídos em rodovia, em locais onde seriam pedágios
Estruturas metálicas deixadas na altura do quilômetro 101 da rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Sorocaba, chamaram a atenção de moradores da região. O ponto era um dos locais escolhidos para instalar um dos pedágios do sistema free-flow. Contudo, em 16 de abril deste ano, após uma grande repercussão pública, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) garantiu a suspensão da cobrança nesse local. Agora, com a movimentação das obras, uma dúvida surge entre as pessoas que passam pelo trecho diariamente: o pedágio será instalado?
De acordo com o aposentado Domicil Ilário, de 70 anos, que possui uma chácara próximo à rodovia, a movimentação começou há cerca de 15 dias. No início, colocaram ali as estruturas de metal. Na sequência, equipes ergueram uma torre e um suporte de concreto, um de cada lado da pista.
“Essa situação gera preocupação na população, principalmente para nós, que moramos na região. Por exemplo, para eu sair da chácara, não tenho caminho alternativo, preciso passar por aqui. Então, se instalarem o pórtico, eu terei que pagar pedágio toda vez que precisar sair?”, questiona o morador.
Um motorista, que preferiu não se identificar e também utiliza a pista com frequência, também viu uma movimentação parecida no quilômetro 95 da Raposo Tavares — outro ponto que, até abril deste ano, receberia um pórtico free flow. A equipe de reportagem do Cruzeiro do Sul esteve no local, que recebeu uma construção similar e duas torres nas extremidades da pista.
Conforme o motorista, a instalação de um pedágio, além de impactar diretamente na rotina dos moradores da região, também sobrecarregaria o trânsito em outras partes da cidade. “As pessoas começariam a traçar caminhos alternativos. Neste sentido, a tendência é aumentar o tráfego em outras partes, como Centro, até mesmo na avenida Nogueira Padilha. Portanto, espero que essas obras não sejam de pedágio”, destaca.
Explicação
Após ser procurada pela equipe de reportagem do Cruzeiro do Sul, a CCR Sorocabana, concessionária responsável pela administração da rodovia Raposo Tavares, explica, em nota, que as estruturas são para a construção de pórticos com função exclusiva de monitoramento operacional de tráfego. Portanto, não terão cobrança.
A empresa ainda afirma que as tratativas, firmadas pelo governo no interior de São Paulo, seguem conforme o combinado.
Retirada
Os pórticos de pedágio em Sorocaba ganharam grande repercussão entre o primeiro e o segundo trimestre do ano. O planejamento era que fossem instalados em áreas urbanas da cidade: nas rodovias Celso Charuri (SPA-91/270), Castelinho (SP-75), e dois na Raposo Tavares, nos quilômetros 95 e 101.
Após uma grande movimentação pública, inclusive com o apoio de deputados estaduais, o governador decidiu pela retirada de quatro pórticos no município.