'Stalker'
Homem é preso por perseguir empresária em Sorocaba
Mais de 15 boletins de ocorrência foram registrados pela vítima
Um homem de 40 anos, acusado de perseguição sistemática contra uma empresária do ramo de recrutamento de pessoal, foi preso, nesta segunda-feira (14), pela Polícia Civil. A detenção foi realizada por agentes do 3º Distrito Policial após o descumprimento de uma medida judicial que determinava o afastamento do suspeito da vítima.
Segundo a investigação, o caso teve início em agosto de 2024, quando o homem passou a frequentar repetidamente a empresa da vítima. Ele chegou a ser contratado em diferentes momentos, mas abandonava os empregos e retornava ao local, intensificando a perseguição. Ao longo dos meses, ele passou a abordar a empresária na rua e no trabalho, ameaçando-a de morte e dizendo que tiraria a própria vida.
Relatos apontam que o suspeito atirou pedras na sede da empresa, proferiu xingamentos e tentou diversas vezes se aproximar da vítima. Em uma ocasião, ele lançou uma pedra contra o veículo do marido dela. Também ligava para a empresa para dizer que estava observando a rotina no local, descrevendo clientes e fazendo ameaças.
Mais de 15 boletins de ocorrência foram registrados pela vítima. Em março de 2025, a Justiça determinou uma medida protetiva de afastamento, com previsão de prisão em caso de descumprimento. Apesar disso, o comportamento do suspeito persistiu, o que levou à emissão do mandado de prisão.
O homem foi localizado e preso na região central da cidade. Após a formalização da prisão, o suspeito teve o celular apreendido e permanece à disposição da Justiça. O crime de perseguição, ou “stalking”, é previsto no artigo 147-A do Código Penal.