Denúncia
Duas crianças são resgatadas em situação de vulnerabilidade em Sorocaba
No local, foram encontrados dois cães em condições de maus-tratos e abandono
Duas crianças desacompanhadas, que estariam vivendo em condições insalubres, foram resgatadas na tarde desta segunda-feira (14), em uma casa localizada na rua Willian Cannavam, no Parque das Laranjeiras, zona norte de Sorocaba. No local, também foram encontrados dois cães que estariam em situação de maus-tratos.
Segundo a assessoria da vereadora Jussara Fernandes (Republicanos), o chamado para verificar a situação foi recebido por volta das 16h20. Ao chegarem ao endereço, a equipe da parlamentar teria constado a presença de um animal em estado crítico, o que motivou o acionamento do Departamento de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba e da Guarda Civil Municipal (GCM).
Na residência, a equipe encontrou um segundo animal em condições semelhantes, além de duas crianças, de 10 e 12 anos, sozinhas no imóvel. A casa apresentava acúmulo de lixo, fezes, roupas espalhadas e outros sinais de risco sanitário.
De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, o Conselho Tutelar informou que, assim que recebeu a denúncia, enviou uma equipe de plantonistas até a residência para tomar todas as providências necessárias para garantir a proteção das crianças. Elas estavam sozinhas no imóvel no momento da chegada da equipe e agora estão sob a guarda de familiares.
A ocorrência foi registrada na Delegacia da Defesa da Mulher (DDM), e a mãe responderá criminalmente por abandono de incapaz.
Em relação aos dois cães vítimas de maus-tratos, eles foram resgatados e estão sob a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). Os animais estão abrigados e recebendo todos os cuidados necessários. A Sema informou que não havia recebido denúncia anterior referente a esse caso. A tutora foi autuada por crime de maus-tratos.
Galeria
Confira a galeria de fotos