Atividades
Eventos em Sorocaba e região movimentam pequenos negócios
Atividades locais impulsionam vendas e fortalecem o empreendedorismo em diversas áreas
A busca por fontes de renda por meio de vendas em eventos pode ser uma estratégia promissora, tanto para quem está começando quanto para quem já tem experiência. Comercializar produtos ou serviços nesses espaços pode garantir uma renda extra significativa, além de promover a marca e ampliar a rede de contatos.
Há diversas opções para empreender: alimentos e bebidas, artesanato e decoração, produtos personalizados, aluguel de equipamentos, prestação de serviços, entre outros.
É o caso da empreendedora Camila Franco Santos, que há dois anos investiu em uma kombi de sorvetes. Ela viu no novo negócio uma oportunidade de geração de renda para a família e também para outras pessoas em busca de complemento de renda nos fins de semana. Foi o que ocorreu durante o evento de exposição de carros antigos promovido no Parque dos Espanhóis. “Eventos como esse, além de atrair o público, oferecem variedade. Alimentos têm sempre boa procura, e o sorvete também, mesmo em dias frios. Participamos de vários eventos. É nossa principal fonte de renda e também uma oportunidade para os profissionais que contratamos para atuar aos finais de semana”, explica Camila.
No mesmo evento, realizado no último domingo (6), a família de João Rafael Zorzetto aproveitou mais uma chance de empreender. Ele e a esposa Thaís já vendem churrasquinho há sete anos em um ponto fixo na Vila Hortência e aceitaram o convite da organização para comercializar o produto no evento. “Apesar de já estarmos nesse ramo, essa foi a primeira vez em um evento. Vimos uma ótima oportunidade e acreditamos que pode abrir novos caminhos”, contou João Rafael.
O espaço do churrasquinho também acolheu mais uma empreendedora da família. Alanes Francine Domingues, 21 anos, cunhada de João Rafael, aproveitou a oportunidade. “Tenho um filho de um ano e ainda não consegui voltar ao trabalho formal. Como já tenho experiência com comércio, acredito que posso contribuir com o negócio da família e gerar uma nova fonte de renda”, disse.
Em Araçoiaba
No mesmo fim de semana, de 4 a 6 de julho, Araçoiaba da Serra promoveu o Festival de Balonismo. O evento atraiu grande público ao Estádio Nhô Juca e representou uma nova oportunidade para empreendedores locais comercializarem produtos e gerarem renda.
A artesã Gilda Maria Ramos, por exemplo, investiu na confecção de acessórios há sete anos e desde então participa de feiras e eventos em Araçoiaba, Sorocaba e região. Seus produtos, feitos com resina, madeira e cascalho, têm boa aceitação. “Além do lucro, os eventos ajudam muito na divulgação e no networking. Tenho tido um bom retorno e posso dizer que já virou uma fonte de renda”, explica Gilda, que também participa da Feira da Lua, em Araçoiaba, aos sábados.
A secretária de Turismo e Cultura de Araçoiaba, Elizabethe Cristina dos Santos, também viu nos eventos promovidos pela cidade uma oportunidade para incentivar a filha a empreender. “Trabalho em quase todos os eventos e minha filha sempre me acompanha. Com isso, há gastos com lanche, recreação, entre outros. Então resolvi investir em um novo negócio com a venda de doces, que as crianças adoram. Assim, ela começa a aprender sobre empreendedorismo e geração de renda”, declarou.