Buscar no Cruzeiro

Buscar

Típico de frio

Neblina na região, de manhã, deve persistir até sexta-feira

Condições, como ausência de nuvens, favorecem o fenômeno meteorológico

08 de Julho de 2025 às 22:19
Thaís Marcolino [email protected]
Névoas cobriram algumas partes de Sorocaba ontem de manhã. Defesa Civil alerta para a perda de visibilidade
Névoas cobriram algumas partes de Sorocaba ontem de manhã. Defesa Civil alerta para a perda de visibilidade (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/7/2025))

A forte neblina que atingiu Sorocaba e região ontem (8) de manhã deve continuar pelos próximos dias. Conforme a Defesa Civil do Estado, as condições meteorológicas seguirão favoráveis à formação de nevoeiro até, pelo menos, sexta-feira (11). No período também serão predominantes as temperaturas baixas, abaixo dos 10C.

As névoas, segundo os meteorologistas, ocorrem devido à ausência de cobertura de nuvens, o que permite uma maior perda de energia térmica da superfície terrestre. Com a redução da temperatura, a umidade do ar se eleva e se condensa, originando o nevoeiro.

Sorocaba é uma das regiões do Estado de São Paulo em que o aparecimento da neblina deve ser mais expressivo, sobretudo no início da manhã. Com o avanço das horas e o aumento gradual da temperatura devido à atuação do sol, o nevoeiro tende a se dissipar progressivamente.

É o que ocorreu ontem. Por volta das 7h e 8h, moradores registraram a neblina em várias partes de Sorocaba, como na zona norte e na região do Alto da Boa Vista. A temperatura mínima na cidade registrada ontem foi de 8ºC. A temperatura deve ser a mesma hoje (9), conforme o prognóstico do órgão estadual.

As áreas de serra, ainda segundo a Defesa Civil, podem ter neblina densa, o que pode comprometer significativamente a visibilidade. Mesmo a região de Sorocaba não tendo tal característica, os cuidados são necessários, principalmente nas rodovias.

Com a queda de visibilidade provocada pela névoa, algumas dicas devem ser tomadas pelos condutores, como reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Também é importante o uso dos faróis baixos e evitar o farol alto.