"SP Mobile"
114 celulares são recuperados em operação contra receptação na região de Sorocaba
No município, 25 aparelhos foram devolvidos aos proprietários
A Polícia Civil apreendeu 114 celulares durante a operação “SP Mobile”, realizada na segunda-feira (7) em cidades da região de Sorocaba. Coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter 7), a ação contou com a participação das delegacias seccionais de Avaré, Botucatu, Itapeva, Itapetininga e Sorocaba. Apenas nesta última, 25 aparelhos foram devolvidos aos proprietários.
De acordo com a Polícia Civil, durante a operação também foram fiscalizados estabelecimentos comerciais que vendem celulares e acessórios. A iniciativa integra um projeto da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, que utiliza o cruzamento de dados de boletins de ocorrência com informações das operadoras de telefonia para rastrear aparelhos por meio do número de identificação (IMEI).
Pessoas encontradas com celulares reativados após registros de roubo ou furto são convocadas a comparecer à delegacia. Quando não há justificativa para a posse do item, pode haver responsabilização criminal por receptação.
A operação teve como objetivo identificar e recuperar aparelhos roubados ou furtados, com foco na responsabilização dos receptadores e na devolução dos bens às vítimas. Desde o início do programa, em junho, aproximadamente 1.400 celulares foram recuperados em todo o estado, dos quais 908 já foram devolvidos aos respectivos donos.
Galeria
Confira a galeria de fotos