Deteriorados
Prédios do Sabe Tudo continuam abandonados
Espaços criados para cursos de informática estão deteriorados, com entulho, pichações e uso por pessoas em situação de rua, relatam moradores

Após cerca de dez anos sem atividades, alguns prédios do Sabe Tudo em Sorocaba continuam em estado de abandono. A reportagem do Cruzeiro do Sul visitou, na sexta-feira (4), alguns desses locais e identificou que as unidades precisam de manutenção. Os espaços foram criados na gestão do ex-prefeito Vitor Lippi para o fornecimento de cursos e serviços de informática. O município possui 32 prédios do Sabe Tudo. Até o momento, oito foram reformados pela Prefeitura de Sorocaba.
Uma das unidades, anexa à Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Martins Martinez, está localizada no Jardim Santa Bárbara, na zona oeste. Na última terça-feira (1º), o vereador Ítalo Moreira (União Brasil) protocolou um requerimento na Câmara sobre a situação do local. Nas imagens que constam no documento, é possível ver entulhos e materiais no chão. De acordo com o vereador, “o prédio se encontra em avançado estado de deterioração, acumulando lixo, sujeira, ninhos de pombos, equipamentos largados e visíveis sinais de falta de manutenção, o que pode representar risco à saúde e à integridade física dos alunos, profissionais da educação e da comunidade local.”
Outro prédio sem utilização é o Sabe Tudo do Parque São Bento, na zona norte, que fica ao lado da Escola Estadual Dulce Esmeralda Basile Ferreira. A unidade está bastante pichada. A porta foi fechada com uma parede de concreto e também foi instalado um portão. No entanto, segundo os moradores do bairro, usuários de drogas pulam o muro e entram na área. “Não adianta nada eles fazerem isso agora, depois que detonaram tudo. Subiram no muro e arrancaram três barras de ferro”, disse um morador, que por segurança não será identificado.
No Sabe Tudo do Parque Laranjeiras, também na zona norte, ao lado da Escola Estadual Antônio Cordeiro, a situação é semelhante. Há muitos pombos circulando em volta do espaço, e as paredes também estão pichadas. A porta foi fechada com concreto, mas, na entrada, há plástico e caixas de papelão usadas como abrigo por pessoas em situação de rua.
Já nas redes sociais, há mais reclamações. Nos comentários de um vídeo publicado pelo vereador Ítalo Moreira, um morador relata que há pessoas vivendo no Sabe Tudo do Jardim Novo Mundo. Uma mulher destaca que o prédio do bairro Ana Paula Eleutério também está abandonado. “É inadmissível. Risco de dengue, doenças, além de prédio público depreciado que só vai gerar mais gastos ainda”, disse uma munícipe.
Reformas
Em nota, a Secretaria da Educação (Sedu) informou que, após um período de oito anos, oito unidades do projeto Sabe Tudo Conect@ retomaram o atendimento aos estudantes da rede municipal de ensino. São elas: E.M. “Luiz Almeida Marins” (Júlio de Mesquita Filho), E.M. “Maria Domingas Tótora de Góes” (Vila Carol), E.M. “Prof. Amin Cassar” (Jardim São Camilo), E.M. “Inês Rodrigues Cesarotti” (Jardim Bonsucesso), E.M. “Duljara Fernandes Oliveira” (Jardim Santo Amaro), E.M. “Flávio de Souza Nogueira” (Vila Fiori), E.M. “Quinzinho de Barros” (Vila Hortência) e E.M. “Oswaldo de Oliveira” (Éden). A pasta destaca que trabalha para que, gradativamente, o atendimento seja retomado nas demais unidades.