Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acordo feito

Leitos do hospital Adib Jatene serão liberados em agosto

04 de Julho de 2025 às 21:50
Thaís Marcolino [email protected]
Hospital regional fica próximo à rodovia Raposo Tavares
Hospital regional fica próximo à rodovia Raposo Tavares (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

Os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estavam fechados há anos no Hospital Regional de Sorocaba “Adib Domingos Jatene”, sob gestão do governo estadual, foram reabertos este mês. Os outros 36 de enfermaria, entretanto, devem ser liberados no dia 5 de agosto. A data ficou acordada após uma reunião de representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) Sorocaba com o Ministério Público (MP), realizada na manhã de quinta-feira (3). A liberação dos leitos deve auxiliar no andamento da fila para cirurgias de coluna e neuro-coluna, objetos de investigação da Promotoria de Justiça Regional de Direitos Sociais.

Durante o encontro, o MP deu 30 dias para o DRS explicar as inconsistências e discrepâncias encontradas durante apuração das filas de cirurgias. Após esse período, a Promotoria avaliará se marcará uma nova reunião ou, a depender da situação, acionará o Poder Judiciário.

Segundo o promotor Thiago Henriques Bernini Ramos, em dezembro de 2024, o número de pacientes na fila era de 1.019, com a expectativa de que alcançasse entre 1.100 e 1.200 no primeiro semestre. No entanto, em maio, o DRS apresentou 2.400 pacientes. O número é acima do esperado, o que levantou sérias questões sobre a precisão dos dados.

Conforme Ramos, durante o encontro o DRS trouxe a informação de que será instalado um equipamento de ressonância magnética no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) nos próximos meses. “É algo que tem uma demanda antiga também, é um gargalo não só de exame para cirurgia ortopédica, mas também para diagnóstico de neoplasia maligna (câncer). Então, é algo que vinha sendo cobrado no hospital. A instalação está em licitação, em trâmites internos lá.”

A reunião, portanto, na opinião do representante do MP foi proveitosa, mas ele ressalta que permanece acompanhando o caso para analisar o quanto vai refletir, de fato, nas cirurgias de coluna. “A expectativa é que tenha algum impacto, vamos ver se vai ser o suficiente para que a gente considere a situação adequada, ou se mesmo assim a gente vai ter que buscar novas alternativas”, avalia.

O Cruzeiro do Sul questionou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) especificamente sobre os temas tratados na reunião, como a situação no Adib Jatene e as filas para cirurgias, mas a resposta enviada à Redação abordou apenas a liberação dos leitos, confirmando a data para agosto.

Além das cirurgias de coluna e neuro-coluna, a Promotoria de Justiça Regional de Direitos Sociais investiga outros problemas relacionados a saúde em Sorocaba e região. Entre os assuntos, o tratamento oncológico e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Tem algumas denúncias específicas de irregularidades no CHS, que nós estamos apurando também. Enfim, são investigações que vão correndo em paralelo, não tem relação necessária uma com a outra. Às vezes elas se cruzam por algum motivo, mas são coisas independentes”, diz Thiago Henriques Bernini Ramos.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos