Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em todo Estado

Polícia registra aumento de drogas sintéticas

Sorocaba teve crescimento de 78% na apreensão

04 de Julho de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Drogas sintéticas são mais potentes do que as convencionais
Drogas sintéticas são mais potentes do que as convencionais (Crédito: DIVULGAÇÃO / POLÍCIA CIVIL)

O período de janeiro a maio de 2025 foi um marco para a apreensão de drogas no estado de São Paulo, pelo número expressivo de drogas sintéticas apreendidas. Segundo números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública - SSP, foram apreendidas 53% mais entorpecentes este ano, do que no mesmo período de 2024. Em Sorocaba, chama a atenção o expressivo aumento de 71% nas apreensões dessas drogas sintéticas. O termo se refere a drogas convencionais, como maconha, sendo manipuladas para se tornarem mais potentes, ou sínteses de outras substâncias químicas conhecidas para produzirem novos efeitos.

O delegado da Divisão Especializada em Investigações Criminais (DEIC), Rodrigo Ayres, explica esse aumento comentando sobre o planejamento feito no começo do ano, que focava em apreender as novas drogas, especialmente as sintéticas e em procurar por fornecedores maiores, o que leva a apreensões de grandes volumes e causa mais prejuízo para os criminosos. Além do expressivo aumento na apreensão das drogas novas, na cidade, também houve um aumento nos entorpecentes mais conhecidos (maconha, cocaína e crack), de 38%.

Informações da SSP indicam que os canabinoides sintéticos, como skank ou dry, têm seu THC (substância psicoativa) muito mais elevado do que a maconha convencional — entregam maior intensidade dos efeitos, mesmo os indesejados. De acordo com os últimos dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, essas drogas são parte da maior classe de novas sintéticas, contando com 353 substâncias químicas diferentes já identificadas.

Uma das últimas ações da Polícia Civil de SP em cima desse crime foi na segunda-feira (30), quando policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em um imóvel localizado em condomínio residencial de alto padrão no bairro Jardim Icaraíba, em Peruíbe, litoral de São Paulo. A ação foi realizada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), subordinada à Delegacia Seccional de Itanhaém, no âmbito de uma investigação sobre tráfico e associação para o tráfico de drogas sintéticas.

Durante as diligências, foram apreendidos, além de skank, haxixe e MD (metilenodioximetanfetamina) — um sintético análogo da anfetamina, que produz excitação e desinibição, acentuando as sensações físicas, empatia e proximidade interpessoal, sendo outra droga sintética de grande popularidade entre os jovens. (Da Redação)