Câmara de Sorocaba
Após votação, pedido de cassação de Crespo contra Manga é arquivado
Sete vereadores foram a favor e 18 contrários
Atualizada às 14h35
O pedido de cassação do ex-prefeito de Sorocaba, José Crespo, contra o atual prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) foi arquivado na manhã desta quinta-feira (3), após votação na Câmara. Sete vereadores foram favoráveis à denúncia e 18 contrários. O documento foi protocolado na Casa Legislativa na última segunda-feira (30).
Na denúncia, Crespo cita que “expõe uma série de ações criminosas e de responsabilidade cometidas pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga cujas práticas ilícitas comprometem gravemente a administração pública e a confiança da população nas instituições”. Ainda conforme o ex-prefeito, “desde o início de sua gestão, Manga se envolveu em fraudes em contratos, desvios de recursos públicos e favorecimento de aliados políticos, resultando em diversas investigações”.
O ex-prefeito de Sorocaba menciona a apuração do Ministério Público sobre a compra de kits de robótica para alunos da rede municipal, supostamente superfaturados, o que ocasionou o bloqueio de bens do prefeito. Em seguida, Crespo cita a investigação da compra do prédio superfaturado da Secretaria de Educação.Outro caso destacado é a investigação sobre a dispensa de licitação para a celebração de um contrato no valor de R$ 2,2 milhões com a Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi).
Operações da Polícia Federal também surgem na denúncia, entre elas a “Operação Parajás”, que apura um suposto esquema de favorecimento pessoal e político por meio de contratos superfaturados com empresas envolvendo um ex-diretor da Urbes – Trânsito e Transporte, e a “Operação Copia e Cola”, que investiga lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos na Saúde de Sorocaba.
Por fim, o ex-prefeito menciona que Manga utiliza a máquina pública para “autopromoção” nas redes sociais. Além disso, Crespo enfatiza que o objetivo da denúncia não é vingança. “Embora tenha enfrentado disputas políticas durante seu mandato, esta denúncia se refere exclusivamente às ações de Rodrigo Manga enquanto titular do cargo de prefeito, e não à sua figura pessoal”, destaca o documento.
Votaram a favor da denúncia os vereadores Dylan Dantas (PL), Fernanda Garcia (Psol), Iara Bernardi (PT), Izidio de Brito (PT), Raul Marcelo (Psol), Roberto Freitas (PL) e Tatiane Costa (PL).
Votaram contra a denúncia os vereadores Silvano Júnior (Republicanos), Toninho Corredor (Agir), Caio Oliveira (Republicanos), Cícero João (Agir), Cristiano Passos (Republicanos), Fábio Simoa (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), Alexandre da Horta (Solidariedade), Fernando Dini (PP), Cláudio Sorocaba (PSD), Henri Arida (MDB), Ítalo Moreira (União Brasil), João Donizeti (União Brasil), Jussara Fernandes (Republicanos), Luís Santos (Republicanos), Rafael Militão (Republicanos), Rodolfo Ganem (Podemos) e Rogério Marques (Agir).
Sobre o assunto, o Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba e aguarda retorno.