Buscar no Cruzeiro

Buscar

Consórcio

Itu se junta ao Cioeste, o 4º município da RMS

02 de Julho de 2025 às 22:38
Cruzeiro do Sul [email protected]
Adesão foi aprovada pela Câmara de Itu no dia 13 de junho
Adesão foi aprovada pela Câmara de Itu no dia 13 de junho (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. ITU)

O município de Itu é novo integrante do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, ou Cioeste como é mais conhecido o grupo. A adesão foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Herculano Passos (Republicanos), por meio da Lei Complementar nº 068, publicada no dia 13 de junho. Com a entrada no consórcio, Itu passa a compor um grupo intermunicipal que tem como objetivo promover soluções conjuntas para desafios urbanos, sociais e econômicos da região. Três outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) — Araçariguama, Ibiúna e São Roque — já faziam parte do Cioeste.

A associação reúne, além das quatro cidades da RMS citadas, mais Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista e São Paulo. “Integrar o Cioeste significa somar forças com outras cidades em busca de soluções mais eficazes e sustentáveis para a nossa população. É um passo estratégico que coloca Itu em um novo patamar de articulação regional e cooperação institucional”, disse o prefeito Herculano.

Entre as principais vantagens apontadas pelo Cioeste está a realização de licitações conjuntas, que permite aos municípios membros adquirir produtos e serviços de forma mais econômica e coordenada, além de facilitar a execução de projetos em comum. A associação também atua como força integradora entre as cidades, promovendo iniciativas nas áreas de infraestrutura, segurança, meio ambiente, mobilidade e tecnologia.

Sorocaba, embora não seja membro do consórcio, participou em 2023 de uma reunião do grupo de trabalho das Guardas Municipais do Cioeste, em Barueri, para compartilhar experiências em sistemas de inteligência na segurança pública. A participação mostra o interesse do consórcio em adotar projetos semelhantes de forma regionalizada em sua área de atuação. “Essas ações abrangentes demonstram o papel central dessa força integradora, comprometida com o desenvolvimento das cidades consorciadas e com a melhoria contínua da vida dos seus moradores”, diz a assessoria do Cioeste. (Da Redação)