Buscar no Cruzeiro

Buscar

TechCity Summit 2025

Sorocaba recebe evento para discutir soluções tecnológicas e sustentáveis para as cidades

Com entrada gratuita, a proposta é mostrar que a inovação pode facilitar a vida da população e tornar mais eficiente a prestação de serviços para a população

02 de Julho de 2025 às 22:10
Vanessa Ferranti [email protected]
Programação inclui troca de experiências entre os participantes, além de estandes e painéis, com diversos temas que fazem parte do dia a dia das cidades
Programação inclui troca de experiências entre os participantes, além de estandes e painéis, com diversos temas que fazem parte do dia a dia das cidades (Crédito: ALISSON ZANELA 02/07/2025)

A megafeira de tecnologia, inovação e sustentabilidade, TechCity Summit 2025, começou ontem (2) no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O evento continua nesta quinta-feira (3), das 9h às 17h. A entrada é gratuita. A programação inclui dezenas de expositores, painéis temáticos e experiências imersivas, que prometem atrair milhares de visitantes ù uma oportunidade para apresentar e conhecer novas ideias.

“A função do evento é juntar o que as empresas têm para oferecer às cidades e promover esse networking entre prefeituras e empresas. Ou seja, unir o setor privado e o setor público para criarmos soluções para essas cidades”, explicou André Coscarelli, organizador da TechCity.

Um dos expositores da megafeira é uma empresa de tecnologia especializada em rastreamento para coleta de lixo e varrição. O grupo presta serviço à empresa responsável pela coleta de resíduos contratada pela Prefeitura de Sorocaba, oferecendo uma plataforma que utiliza geoprocessamento e geoposicionamento por satélite para otimizar a gestão da limpeza pública.

“A empresa, a partir do uso da tecnologia, consegue ter uma visão geral de tudo o que está acontecendo em tempo real na operação. Assim, ela consegue ver como os caminhões estão operando, se estão cumprindo os planos. Toda a operação é planejada. A plataforma entrega isso tanto em nível visual quanto em relatórios. E isso gera, indiretamente, uma melhora na qualidade do serviço”, explicou Fernando Clemente Cervone, CEO da empresa.

Outro destaque da TechCity Summit 2025 é um estande que apresenta uma solução inovadora de monitoramento com inteligência artificial, focada em alarmes personalizados para diferentes setores.

“O nosso negócio, de fato, é a capacidade de desenvolver esse alarme preditivo, analisar em tempo real e transmitir essas informações imediatamente, independentemente do segmento. É um produto exclusivo”, explica Andrea Farias, diretora de negócios da empresa.

Cidades

O evento conta também com exposições de mais de 30 prefeituras do Estado de São Paulo, entre elas algumas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Gláucia Buzato, professora da Escola Municipal Ricardo Puccetti, de Capela do Alto, apresenta dois projetos voltados à educação ambiental e ao fortalecimento das comunidades locais: a Horta Agroecológica, desenvolvida dentro da própria escola, e o Jovem Agricultor do Futuro, realizado em parceria com o Sindicato Rural da cidade.

“Trabalhamos com os alunos o letramento científico e o envolvimento da comunidade, porque esse é um dos pilares das cidades inteligentes. Nossa horta foi construída junto com a comunidade, por meio de doações de mudas, estrutura e adubo, tudo agroecológico, sem produtos químicos. Além de incentivar a alimentação saudável, a horta é um espaço de aprendizagem”, conta a professora.

Já o estande da Prefeitura de Ibiúna reforça as vocações rurais e turísticas da cidade.

“Também estamos trazendo alguns produtos da terra, porque Ibiúna é referência em hortifrúti e produção rural. Estamos apresentando aqui o que há de melhor e o potencial que a cidade tem para investimentos”, contou Gustavo Pinchiaro, adjunto de governo da Prefeitura de Ibiúna.

Abertura

A abertura da megafeira aconteceu na manhã de ontem (2), em uma cerimônia no PTS. O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e do presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara.

“É um evento inovador que fala do futuro das cidades. Eu sempre digo que o futuro está aqui, e fazemos isso todos os dias. O intuito é justamente esse: proporcionar às cidades e empresas o acesso a novas tecnologias. O Parque Tecnológico é o grande centro para isso. Temos a obrigação de oferecer aos cidadãos, gestores e empresários o maior nível de conhecimento possível ù e é isso que estamos fazendo”, afirma Cancellara.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado reforçou a importância de eventos como o TechCity para expandir o conceito de cidades, bairros e empreendimentos inteligentes em São Paulo.

“Estamos lançando, a pedido do governador, um programa de cidade inteligente ainda neste semestre. Mas, para mim, o futuro não está apenas em transformar uma cidade inteira: defendo começar por bairros e empreendimentos inteligentes. Isso é mais viável para cidades menores, que às vezes não têm arrecadação suficiente para grandes transformações”, destacou Lima.

Já Rodrigo Manga ressaltou o impacto positivo do evento.

“É um evento superimportante, que reúne, em parceria com o Governo do Estado, empresas e prefeituras da nossa região administrativa, indo além da Região Metropolitana, envolvendo cidades e empresários nessa troca de experiências em inovação, tecnologia e geração de empregos.”

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos