Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sem previsão

Espera por exames pode demorar mais de um ano

30 de Junho de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Na UBS, não havia previsão de data para se fazer raio-x
Na UBS, não havia previsão de data para se fazer raio-x (Crédito: JCS (27/6/2025))

A espera por exame médico pode demorar mais de um ano nos postos de saúde de Sorocaba. Algumas consultas não têm nem previsão de agendamento. A reportagem Cruzeiro do Sul teve acesso às informações de um dia de atendimento em uma das unidades de saúde de Sorocaba, a UBS Sorocaba I, localizada no bairro Júlio de Mesquita Filho, zona oeste. Durante o dia, das 7h às 19h, funciona como Unidade Básica de Saúde (UBS), e das 19h às 7h como Pronto Atendimento (PA). Nos fins de semana e feriados o atendimento é 24 horas.

A primeira ida de uma pessoa ao posto foi no dia 3 de junho — o tempo de espera para a marcação foi de aproximadamente 1 hora —, com o dia acertado para a consulta para em 27 de junho, às 9h. Antes mesmo do início oficial do horário estabelecido, já havia quem aguardasse na sala de espera, mais de 20 pessoas, divididas entre consultas agendadas e atendimentos por ordem de chegada. Na unidade, mais de 12 médicos — entre concursados e prestadores de serviço (PJs) — se revezavam nas especialidades de clínica geral, pediatria, ginecologia, entre outras.

O processo é estruturado, mas demorado: ao ser avaliado pelo médico, o paciente é encaminhado a outro setor — com mais pessoas no aguardo, passando de 10 —, onde deve retirar uma nova senha para dar continuidade ao atendimento. Nessa etapa, é feito o agendamento de exames e consultas complementares, em marcações por diferentes unidades da rede municipal, como a Policlínica e outros centros de especialidade.

Uma das queixas mais recorrentes entre os usuários é o tempo de espera para realizar procedimentos. Após a triagem, as informações sobre exames ou consultas são repassadas posteriormente via WhatsApp, o que torna o acompanhamento mais prático, mas não resolve o problema central: a espera. Encaminhamentos para cirurgias com especialistas, como cirurgiões gerais, podem levar meses (em alguns casos, mais de um ano). Até mesmo exames mais simples, como raio-x, costumam demorar meses.

No caso acompanhado, foram pedidos diversos exames de natureza geral: sangue e urina, com execução no próprio posto de saúde, com previsão de atendimento na segunda quinzena de novembro (cinco meses de espera). O pedido de raio-x não tinha previsão de agendamento: o aviso de quando seria passado por WhatsApp. Também havia necessidade de consulta com um médico cirurgião, a ser feita na Policlínica, mas sem previsão de data.

Prefeitura

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada a respeito da situação da demora e outros aspectos do atendimento. “O número de pessoas em demanda por atendimentos é impactado constantemente por diversos fatores e apresenta variações frequentes. Os indicadores de Sorocaba são superlativos: o município realiza um volume expressivo de atendimentos e atua de forma contínua para reduzir o tempo de espera, com ações como otimização de fluxos e mutirões”, alega o Executivo, que diz que a “consolidação dos dados atualizados está em andamento, com auditoria e revisão criteriosa dos números de pessoas em espera, bem como dos tempos médios por especialidade e procedimento”.

Atuam na rede municipal 409 médicos concursados, informa o Paço. Na modalidade de médicos pessoa jurídica (PJ), eles são plantonistas, “portanto prestam serviços em horas, sendo em torno de 7.200 horas mensais de clínico e 6.500 horas mensais para ginecologia e pediatria”. A prefeitura diz que a Secretaria de Saúde estuda a possibilidade de novo concurso público. (Da Redação)