Vistoria
Ipem-SP realiza verificação de radares em três endereços de Sorocaba
Aparelhos das avenidas Comendador Camillo Júlio, Tadao Yoshida e Itavuvu serão contemplados na ação
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realiza, nesta terça-feira (1º), a verificação metrológica de radares em três endereços de Sorocaba. Os aparelhos das avenidas Comendador Camillo Júlio, Tadao Yoshida e Itavuvu serão contemplados na ação, que terá início às 9h. A análise dura, em média, de 20 minutos até uma hora.
De acordo com a portaria Inmetro 158/2022, a verificação metrológica de radares é obrigatória e deve ser feita uma vez por ano, ou toda vez que o equipamento passar por reparo. O objetivo, além de analisar a funcionalidade do aparelho, é manter uma relação de confiança entre a população e o governo.
A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Sorocaba e terá a presença de uma equipe da empresa responsável pelo instrumento. Em caso de chuva, a verificação é cancelada.
Como funciona?
O radar é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Desta forma, o instrumento possui antena emissora e receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto.
Neste cenário, as verificações metrológicas são realizadas com uma viatura oficial, que possui medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado, conhecido como padrão. Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem do veículo pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.
Os aparelhos aprovados recebem um laudo técnico com validade de um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo instrumento é autuada e o equipamento é interditado.
O Ipem-SP ressalta que para as multas emitidas pelos radares serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, além de estar dentro do prazo de validade.