Confraternização
Liga Sorocabana de Combate ao Câncer promove festa junina
O clima junino chegou à Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, uma instituição beneficente que atende mulheres com diagnóstico de câncer de mama e ginecológico. Entre músicas típicas e bandeirinhas coloridas, as assistidas celebraram não somente o arraiá na tarde de ontem (27), mas também a vida.
“A nossa festa é um momento de descontração, de celebrar mesmo. Na Liga, nós frisamos bastante que o câncer não é o fim, é um recomeço. Então, além de todo suporte médico, psicológico e terapêutico, nós também promovemos esses momentos de festa”, explica a presidente da instituição, Érica Cannavan Mora. “Em maio nós tivemos o Dia das Mães; em março, Dia das Mulheres. São momentos muito gostosos”.
As mulheres assistidas aproveitaram o momento com trajes caipiras. Entre elas estava a comerciante Rosana Rodrigues, de 59 anos, que acompanha as atividades da Liga há quatro anos. Ela conheceu a entidade após um diagnóstico de câncer de mama no seio esquerdo.
“Nós nos divertimos muito. Essas festas nos convidam a viver mais intensamente a vida. Aqui, na Liga, encontramos a assistência em todas as frentes e em todas as mulheres”, descreve Rosana. “Nós nos preocupamos, nos fortalecemos e damos apoio uma à outra”.
A notícia de um diagnóstico de câncer é impactante, muitos são os pensamentos. A aposentada Livia Pereira Oliveira Ramos, de 70 anos, se lembra como foi difícil. Primeiro, veio a descoberta de um câncer de mama no seio direito em 2016 e, um pouco antes da pandemia de Covid, um no útero.
“Eu cheguei aqui muito depressiva, mas fui acolhida com muito carinho. As ações e as atividades da Liga nos fazem esquecer do mundo lá fora, do diagnóstico, nos ensina a voltar a viver”, relata a assistida. “E isso é muito bom e importante para o tratamento. Eu encontrei muito apoio, não somente nos serviços, mas também de pessoas.”
A festa junina aconteceu na sede da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, no Jardim Faculdade. (Da Redação)