Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde pública

Reunião para tratar de leitos vagos será dia 3

27 de Junho de 2025 às 21:30
Thaís Marcolino [email protected]
Encontro visa discutir a inutilização de leitos no Hospital Adib Jatene
Encontro visa discutir a inutilização de leitos no Hospital Adib Jatene (Crédito: Arquivo JCS)

Está marcada para a próxima quinta-feira (3 de julho) a reunião entre o Ministério Público (MP) e representantes do Departamento Regional da Saúde (DRS) de Sorocaba. O encontro visa discutir a inutilização de leitos no Hospital Adib Jatene. São 46 no total — 36 de enfermaria e dez de UTI. A data foi confirmada ontem (27) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O Cruzeiro do Sul questionou a SES sobre a reunião. Na resposta enviada, além da data, a pasta reitera o diálogo contínuo com o Ministério Público, mas sem dar outros detalhes. O Cruzeiro, então, solicitou explicações referentes à fila para cirurgias e neuro-coluna que culminou em investigação do MP e obteve o seguinte retorno: “O DRS esclarece que disponibiliza vagas aos municípios que são os responsáveis pela ordem de encaminhamento dos pacientes, conforme urgência de cada caso, bem como também possuem serviços de ortopedia de alta complexidade para atendimento desses pacientes”.

A apuração é realizada pela Promotoria de Justiça Regional de Direitos Sociais de Sorocaba, do Ministério Público. O órgão antecipou que caso um plano para equilibrar a situação não seja apresentado na reunião, a questão poderá ser levada à Justiça.