Perigo
Passeios com pets geram preocupação após casos de envenenamento em Salto
Tutores devem procurar atendimento veterinário imediatamente
O que era para ser um momento de lazer entre tutores e seus pets tem se transformado em motivo de preocupação no bairro Jardim Santa Marta, em Salto. Desde o início de junho, quatro cães apresentaram sinais de envenenamento logo após passeios pela região. Os atendimentos foram feitos pela médica veterinária Luana Matias, de 25 anos. Em um dos casos, o animal não chegou a tempo de receber atendimento e morreu.
De acordo com a veterinária, três dos animais foram atendidos diretamente em sua clínica. Um quarto foi encaminhado a uma unidade de emergência pois não conseguiria atender devido a demanda. “A gente recebeu os casos com sintomas muito parecidos. Em cerca de 20 dias, foram quatro cães com sinais compatíveis com intoxicação”, relata Luana.
Os tutores relataram para a veterinária que os passeios ocorreram em duas praças específicas do bairro. Em uma delas, também foram encontrados dois gatos mortos. “Tudo indica que o contato com o veneno ocorreu durante esses passeios. Por isso, é essencial que os tutores fiquem atentos aos locais por onde os animais circulam”, orienta a veterinária.
Ela ainda alerta para os riscos da automedicação. “Procure um médico veterinário imediatamente. Não faça medicações por conta própria, isso pode agravar o quadro e até levar à morte do animal mais rapidamente”, afirma. Luana reforça que os relatos dos tutores são fundamentais no momento do atendimento. “Contar o que aconteceu, por onde o animal passou, quais sintomas apresentou, tudo isso ajuda no diagnóstico e pode salvar vidas.”
Moradores relatam que os casos aumentaram nas últimas semanas. Para a veterinária, os casos de envenenamento em cães podem ter diferentes causas, “incluindo o uso de raticidas, produtos de limpeza, plantas tóxicas e certos alimentos. Os sintomas mais comuns são vômitos, diarreia, salivação excessiva, tremores, dificuldade para respirar e apatia”, alerta ela.
A Prefeitura de Salto confirmou que está ciente das ocorrências. Em nota, informou que, embora não exista um protocolo oficial, todas as denúncias recebidas iniciam um processo investigativo, com apoio do setor de inteligência da Guarda Municipal (GM). A apuração está sendo conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Proteção Animal, em conjunto com a GM. Por se tratar de uma investigação em andamento, detalhes não podem ser divulgados neste momento. (Murilo Aguiar - programa de estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos