Joia sorocabana
Promessa do karatê
Aos 15 anos, sorocabana Gabriela dos Santos Francisco se destaca na modalidade e mira o pódio do Brasileiro
Com apenas 15 anos, a sorocabana Gabriela dos Santos Francisco vem se destacando no karatê, arte marcial conhecida por suas técnicas de chutes, socos e muita disciplina. A adolescente tem acumulado conquistas em competições regionais e estaduais, chamando a atenção pela dedicação, desempenho e medalhas ganhas nos últimos anos. Agora, a atleta vislumbra o pódio do Campeonato Brasileiro.
As vitórias mais recentes vieram no fim de semana passado, em duas competições distintas. No sábado (21), competindo pela Federação Paulista de Karatê (FPK), garantiu o primeiro lugar no kumite (luta) e a terceira posição no kata (série de movimentos ofensivos e defensivos que simulam o combate contra um oponente virtual). Já no domingo (22), pela Associação Cooperativa das Academias de Karatê (Acak), voltou ao pódio com duas medalhas de ouro: uma no kumite e outra no kata.
No entanto, essas não foram as únicas medalhas conquistadas pela jovem sorocabana neste ano. Em março e maio, pela FKP, em São José do Rio Preto e em São Bernardo do Campo, respectivamente, saiu do tatame com o primeiro lugar no kumite. Tais feitos garantiram a Gabriela a classificação para o Brasileiro, que está previsto para ser disputado entre 22 e 26 de julho, no Paraná.
“Quero muito participar do Brasileiro, mas também de outros campeonatos importantes no meio do karatê, como o Sul-Americano, o Pan-Americano e o da WKF, o World Karate Federation”, comenta a jovem, que começou a praticar a arte marcial em 2016 e disputar campeonatos a partir de 2019.
“Agora vejo que meu esforço, dedicação, cada treino e suor estão me proporcionando tudo isso: estar sempre no topo e no pódio”, reflete Gabriela. “É muito legal competir, viajar para lugares diferentes e sempre voltar com títulos e novas lembranças. Isso ajuda muito no desempenho, tanto nos treinos quanto nos próximos campeonatos”, acrescenta.
Todas as conquistas obtidas em 2024 renderam à sorocabana o troféu e o prestígio de figurar entre as três melhores atletas da Acak — que promove torneios mensais. Para este ano, Gabriela aguarda com ansiedade, mas também com os pés no chão, o ranking que será divulgado ao fim do semestre.
Apoio importante
As realizações dentro do tatame contam com um apoio fundamental, muitas vezes invisível ao público na hora do combate. “Os meus pais me incentivam cada vez mais e sempre me motivam para os campeonatos. São os meus maiores apoiadores. Isso faz uma grande diferença”, pontua a jovem.
Além do suporte familiar, a mãe da atleta, Renata Cristina dos Santos, destaca a necessidade de patrocínio para alavancar ainda mais a carreira da filha e representar Sorocaba em competições nacionais e até internacionais. “Até o momento, todas as conquistas de Gabriela foram alcançadas com o esforço financeiro da própria família”, acrescenta Renata.
Ainda conforme ela, o patrocínio pode ser mensal ou cobrir despesas como inscrições, transporte, alimentação e hospedagem (quando os campeonatos ocorrem em locais distantes). “Esse apoio é fundamental, pois a atleta depende principalmente do nosso suporte [familiares e amigos], o que não cobre integralmente os custos com passagens, alimentação, hospedagem [para ela e um responsável] e equipamentos de treino”, finaliza a mãe da jovem, que atua como babá e tem 49 anos.