Buscar no Cruzeiro

Buscar

Distrito Policial

DPs são responsáveis por investigar crimes, e divisão de área é por regiões da cidade

26 de Junho de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
1º Distrito Policial de Sorocaba funciona em novo endereço no Jardim Santa Rosália
1º Distrito Policial de Sorocaba funciona em novo endereço no Jardim Santa Rosália (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (26/6/2025))

O 1º Distrito Policial (DP) de Sorocaba está funcionando na avenida São Francisco, 254, no Jardim Santa Rosália, desde o fim de maio. A área de atribuição da unidade permanece a mesma. O antigo prédio, localizado no mesmo bairro, teve seu contrato de aluguel rescindido. No dia 10 de março, o 1º DP foi furtado, e, três dias depois, um suspeito de envolvimento foi preso, com os itens furtados. F ferramentas levadas de uma obra ao lado também foram recuperadas.

Os distritos policiais são as unidades primárias da Polícia Civil em uma cidade. “As pessoas que forem vítimas de crimes devem procurar a Delegacia Eletrônica, o Plantão Policial da cidade ou o Distrito Policial (DP) para registrar a ocorrência. Após o registro, o caso é encaminhado ao DP da região onde o crime foi cometido, que ficará responsável pela investigação. Já as ocorrências em flagrante, apresentadas pelas forças de segurança, como a Polícia Militar ou a Guarda Civil Municipal, são geralmente levadas diretamente ao Plantão Policial. Após a conclusão do procedimento de polícia judiciária no plantão, o caso também é encaminhado para investigação pelo DP competente ou, dependendo da natureza do crime, por unidades especializadas, como o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) ou a Delegacia da Infância e Juventude (Diju)”, informa a Polícia Civil de Sorocaba.

Com a mudança de sede do 1º DP, houve também alteração na chefia. O delegado Basílio Cesar de Sá Cassar está à frente da delegacia, e a antiga titular, Ana Luiza Job de Carvalho, foi transferida para a função de assistente no 3º Distrito Policial, na avenida Mário Campolim, no bairro Campolim. A estrutura do novo prédio do 1º DP pretende dar melhores condições de atendimento à população e ao trabalho da equipe policial.

Além do 1º DP, Sorocaba conta com outras delegacias em diferentes regiões da cidade: 2º DP, na avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.127, Vila Hortência; 3º DP, na avenida Mário Campolim, 295, Parque Campolim; 4º DP, na avenida Salvador Milego, 243, Jardim Vera Cruz; 6º DP, na rua José de Oliveira Cassu, 209, Éden; e 8º DP, na avenida Itavuvu, 1.901, Jardim Maria Antônia Prado. Dependendo de onde foi cometido o crime, o DP da região correspondente fica com a responsabilidade das investigações. O 8º DP investiga as ocorrências da zona norte, por exemplo. Já faz alguns anos que o comando da Polícia Civil decidiu juntar algumas unidades, como o 2º absorvendo o 7º.

Todos os distritos policiais estão subordinados à Delegacia Seccional de Sorocaba, que por sua vez integra o Departamento de Polícia Judiciária do Interior de São Paulo 7 (Deinter-7), com sede na rua Sylvio Campolim, nº 545, no Jardim América. O Deinter 7 é responsável pela coordenação e fiscalização das ações de polícia judiciária em 79 municípios da região de Sorocaba. Há outros nove departamentos.

O Deinter 7 abrange cinco Delegacias Seccionais: Sorocaba, Avaré, Botucatu, Itapetininga e Itapeva. A estrutura inclui ainda unidades especializadas, como as DDMs, a Diju, a Delegacia do Idoso, a Delegacia de Proteção Animal, as Delegacias de Investigações Gerais (DIG) e as Delegacias de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise).

A Seccional de Sorocaba, por exemplo, conta com cinco DDMs e uma estrutura voltada ao atendimento de diferentes tipos de ocorrências. Desde 16 de abril, a Polícia Civil de Sorocaba é comandada pelo delegado seccional Alexandre Silva Cassola, que saiu da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba. O cargo do Deic ficou com o delegado Rodrigo Ayres, que ainda mantém as funções de delegado divisionário do Deinter-7 e dirigente da Unidade de Ensino e Pesquisa.

Divisões da SSP

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, além de fazer a gestão da Polícia Civil (e de outras forças policiais, como a Polícia Militar), é responsável pela coordenação das políticas públicas que visem à prevenção, ao controle e ao combate à criminalidade, bem como à garantia da segurança das pessoas, propriedades e comunidades.

Assim, a Polícia Civil do Estado de São Paulo conta com uma estrutura composta por diversas unidades com funções e competências específicas para garantir a segurança pública e a eficiência das investigações. A Acadepol — Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” — é responsável pela formação, capacitação e aperfeiçoamento dos policiais civis. Já a APC/GS atua como Assistência Policial Civil, enquanto a Corregedoria Geral da Polícia Civil tem a missão de fiscalizar e apurar a conduta dos integrantes da instituição. O Conselho da Polícia Civil (CPC) é o órgão consultivo que colabora na formulação de políticas internas da corporação.

A estrutura administrativa é gerida pelo Departamento de Administração e Planejamento (DAP) da Polícia Civil. A capital paulista é atendida pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), e investigações criminais de grande complexidade são conduzidas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). O interior do Estado é coberto por diversos departamentos regionais: Deinter-1 (São José dos Campos), Deinter-2 (Campinas), Deinter-3 (Ribeirão Preto), Deinter-4 (Bauru), Deinter-5 (São José do Rio Preto), Deinter-6 (Santos), Deinter-7 (Sorocaba), Deinter-8 (Presidente Prudente), Deinter-9 (Piracicaba) e Deinter-10 (Araçatuba).

A Polícia Civil também conta com o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), responsável por municípios da região metropolitana, e com Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que atua especificamente no combate às drogas. A Delegacia Geral de Polícia Adjunta (DGPAD) apoia a Delegacia Geral nas funções de comando e coordenação. O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) concentra-se na apuração de crimes contra a vida.

Completam a estrutura o Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), responsável pela análise e produção de informações estratégicas; o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), que executa operações de alto risco; o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), com foco em crimes contra grupos vulneráveis e direitos fundamentais; e o Gabinete do Delegado Geral (GDG), instância superior que coordena toda a instituição e define diretrizes para o funcionamento dos demais departamentos. (Da Redação, com informações da SSP)

 

Distritos Policiais de Sorocaba

1º DP - Avenida São Francisco, 254 Jardim Santa Rosália

2º DP - Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2127 Vila Hortência

3º DP - Avenida Mário Campolim, 295 Parque Campolim

4º DP - Avenida Salvador Milego, 243 Jardim Vera Cruz

6º DP - Rua José de Oliveira Cassu, 209 Éden

8º DP - Avenida Itavuvu, 1901 Jardim Maria Antônia Prado

Delegacia Seccional de Sorocaba (18 municípios)

Alumínio

Araçariguama

Araçoiaba da Serra

Ibiúna

Iperó

Itu

Jumirim

Mairinque

Piedade

Pilar do Sul

Porto Feliz

Salto

Salto de Pirapora

São Roque

Tapiraí

Tietê

Votorantim

Seccionais do Deinter-7

Avaré - 17 municípios

Botucatu - 13 municípios

Itapetininga - 13 municípios

Itapeva - 18 municípios

Sorocaba - 18 municípios