Buscar no Cruzeiro

Buscar

Treinamentos e pesquisas

Trinasolar inaugura centro de capacitação em energia solar em parceria com a Facens

23 de Junho de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Funcionalidades do equipamento são apresentadas: treinamentos e pesquisas
Funcionalidades do equipamento são apresentadas: treinamentos e pesquisas (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Trinasolar, empresa do setor de energia solar, inaugurou ontem (23) o primeiro Centro de Inovação e Capacitação no Brasil. O projeto é resultado de uma parceria com o Instituto de Pesquisa Facens (IP Facens), com apoio do curso de engenharia elétrica e do Comitê de Sustentabilidade da Facens, em Sorocaba.

O centro está instalado dentro do campus da universidade e será utilizado para realização de treinamentos técnicos, pesquisas aplicadas e visitas de estudantes, profissionais e clientes do setor. A estrutura inclui um sistema fotovoltaico com três linhas de trackers Vanguard 1P e 30 módulos NEG19RC.20, com capacidade de geração estimada em 35,655 MWh por ano.

O espaço será utilizado para a oferta de cursos técnicos presenciais voltados a instaladores, integradores, EPCistas, desenvolvedores e engenheiros. O foco será o treinamento com base em situações práticas do mercado, com acesso a equipamentos e tecnologias utilizadas atualmente na geração de energia solar.

Conforme Álvaro García-Maltrás, presidente da Trinasolar na América Latina e Caribe, a iniciativa busca aproximar a indústria do meio acadêmico. A empresa também pretende ampliar sua atuação no País por meio da qualificação técnica de profissionais e da colaboração com instituições de ensino e pesquisa.

Reitora do Centro Universitário Facens, Patrícia Klahr afirma que a colaboração contribui para a formação de profissionais voltados ao setor de energia renovável. Já para Heverton Bacca, coordenador do curso de engenharia elétrica, o centro permitirá aos alunos acesso a equipamentos e dados operacionais, o que possibilita a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais.

A instalação do centro em Sorocaba, cidade próxima da capital paulista, tem como objetivo facilitar a logística para treinamentos e ampliar o acesso aos profissionais do setor. (Da Redação)