Meteorologista
Tempo deve ser instável, com possibilidade de geada
Sorocabanos podem sofrer com mudanças bruscas no clima
O tempo em Sorocaba deve ser instável nos próximos dias, com mudanças bruscas nas condições climáticas e uma significativa amplitude térmica. Durante a semana, deve gear na cidade mas a massa de frio perde força gradativamente em sequência.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste domingo (22) a máxima será 27ºC e a mínima 15ºC. O dia será ensolarado, mas com muitas nuvens. Na segunda-feira (23), a amplitude térmica será grande, com temperaturas entre 12ºC a 30ºC, com possibilidades de chuva. Já na terça-feira (24), o frio deve aparecer, o termômetro deve marcar 6ºC e 14ºC, à noite o céu permanece limpo. Por fim, a quarta-feira (25), será marcada por um frio intenso. O tempo será ensolarado mas com geada ao amanhecer, a mínima deve ser de 4ºC e a máxima de 21ºC.
De acordo com o instituto, apesar do frio e da condição de geada fraca a moderada, a massa fria começa a perder força gradativamente a partir de quarta-feira (25). O Inmet orienta que devido à antecedência da previsão e às variações das amplitudes térmicas, é importante acompanhar as atualizações diárias da previsão do tempo e dos alertas emitidos pelos órgãos responsáveis.
Inverno começou
Ainda conforme o Inmet, o inverno no Hemisfério Sul começou no dia 20 de junho de 2025 às 23h42 e termina no dia 22 de setembro às 15h19 (horário de Brasília). Climatologicamente, a estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se também pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22ºC sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Essa diminuição de temperatura pode ocasionar formação de geadas.Durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida, com redução de visibilidade, especialmente em estradas, áreas serranas e aeroportos. (Lavínia Carvalho- programa de estágio com informações do Instituto Nacional de Meteorologia)