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Trem intercidades

TIC recebe sugestões para novos planos

20 de Junho de 2025 às 21:55
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Trem Intercidades (TIC) vai usar antigas linhas dos velhos trens e criar novas
Trem Intercidades (TIC) vai usar antigas linhas dos velhos trens e criar novas (Crédito: DANIEL GOUVEIA)

O tempo de deslocamento entre São Paulo e Sorocaba deve ser reduzido para metade com a chegada do Trem Intercidades (TIC), e a expectativa é que mais investimentos cheguem à região de Sorocaba. Em participação no SP em 3, 2, 1, programa da Agência SP, Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, falou sobre os benefícios que o projeto trará.

Atualmente, o trajeto rodoviário entre São Paulo e Sorocaba demora cerca de 110 minutos de carro e 130 de ônibus. Com a chegada do TIC Eixo Oeste, cuja operação deve começar em 2031, o tempo de deslocamento será de uma hora em trens novos equipados com internet e ar condicionado.

O Governo de São Paulo abriu a consulta pública do TIC Sorocaba em 30 de abril e encerrou no início de junho. O projeto ainda recebeu contribuições durante as audiências públicas que foram realizadas em Sorocaba (no dia 26 de maio), São Roque (dia 28 do mesmo mês) e São Paulo (ainda em maio, no dia 29). As sessões reuniram representantes da sociedade civil e autoridades, com transmissão pelo YouTube do Governo de São Paulo.

Com esse processo, o projeto incorporou demandas da população, como paradas do TIC em Mairinque, Alumínio e Barueri. “São todos pedidos relevantes proporcionados pela população que vai viver o dia a dia com o trem. Agora a gente volta para a prancheta de estudos para estudar isso melhor”, disse Benini.

Projeto TIC Sorocaba

O TIC Sorocaba prevê investimento estimado em R$ 12 bilhões para a implantação de um novo serviço ferroviário de média distância entre Sorocaba e a capital paulista. Os trens terão acesso a rede de internet, ar condicionado, entre outros. A iniciativa faz parte do programa SP nos Trilhos que conta com mais de 40 projetos de expansão da malha metroviária, de trens urbanos e a construção dos Trens Intercidades (TICs) e VLTs.

Ao todo, as iniciativas estão estimadas em mais de R$ 190 bilhões, somando mais de mil quilômetros de extensão de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral.

Audiências e pedidos

Na audiência pública de Sorocaba, várias autoridades políticas de fora da cidade estiveram presentes. O presidente da Câmara de Mairinque, Rafael de Oliveira Dias, conhecido como Rafael da Hípica (PL), assim como diversas pessoas presentes no plenário, disse que Mairinque tem uma ligação com a Estrada de Ferro Sorocabana. Dessa forma, o município não pode ficar de fora do trajeto.

Durante a audiência, Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, apresentou mais detalhes do projeto. O Trem Intercidades Eixo Oeste tem seis paradas previstas, com saída de Sorocaba e estações em Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno (em Itapevi), Carapicuíba e Água Branca (em São Paulo).

“A pessoa que quiser pegar o serviço expresso sairá de Sorocaba e irá direto para São Paulo, parando na estação de Água Branca, e também teremos o serviço parador, que vai parando nas cidades limítrofes por onde o Trem Intercidades intercepta. O tempo médio de deslocamento é de 60 minutos para o serviço expresso e o serviço parador dá cerca de cinco minutos a mais por causa do tempo de parada”, explicou Almudin.

Reaproveitamento de estações

No dia 5 de junho, o Governo Estadual confirmou que prevê investimento de mais de R$ 200 milhões na restauração das estações de Sorocaba e São Roque — o reaproveitamento do prédio histórico da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) já tinha sido noticiado pelo Cruzeiro do Sul no dia 18 de maio.

Toda intervenção ou restauração nos prédios históricos será realizada mediante aprovação prévia dos órgãos competentes de preservação do patrimônio, conforme a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI). Também há obras previstas na estação Amador Bueno, em Itapevi, e a construção da nova estação Brigadeiro Tobias (em Sorocaba) com investimento estimado em aproximadamente R$ 37 milhões.

Veículo Leve sobre Trilhos

Além do TIC, Sorocaba também terá o futuro sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sorocaba, que deve melhorar a mobilidade urbana. Ele terá uma rede de 25 quilômetros de extensão e 13 estações, aproveitando as linhas ferroviárias já existentes. A modalidade de transporte de passageiros irá ligar o centro da cidade a bairros da zona norte (podendo chegar a George Oeterer, em Iperó), e também a Brigadeiro Tobias.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI) informou no dia 11 de junho que o projeto está em fase de estudo. “É parte do planejamento de mobilidade do governo do Estado (...) beneficiando cerca de 760 mil pessoas”, diz a pasta. O traçado técnico do VLT está em desenvolvimento e será detalhado posteriormente, mas a SPI afirma que haverá integração com o Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste. “A modelagem da parceria está em fase de estruturação e deve seguir o formato de Parceria Público-Privada (PPP). O leilão está previsto para 2028.”

Horários e valores do TIC

De segunda a sexta-feira, ambos os serviços do Trem Intercidades, parador e expresso, devem sair em intervalos de 30 minutos nos horários de pico, totalizando quatro viagens por hora. No horário de vale, entre os horários de pico, as viagens devem ocorrer a cada 20 minutos no formato parador e a cada 60 minutos no formato expresso.

Aos sábados, haverá somente o trem parador, com intervalos de 20 minutos nos horários de pico e 40 minutos nos demais horários. Aos domingos e feriados, a população terá o veículo parador com intervalos de uma hora.

As tarifas irão variar conforme o destino do passageiro. Quem fizer o trecho completo de Sorocaba à estação de Água Branca, em São Paulo, pagará o valor cheio de R$ 45,00. De Sorocaba a Carapicuíba, o valor será de R$ 36,88; de Sorocaba a Amador Bueno, R$ 28,53; de Sorocaba a São Roque, R$ 18,68; e de Sorocaba a Brigadeiro Tobias, R$ 5,72.

Na audiência pública, Almudin apresentou os comparativos. Segundo ele, atualmente, quem sai de carro de Sorocaba com destino a São Paulo gasta entre R$ 56,00 e R$ 63,00, considerando o custo de combustível e pedágios, em um trajeto que dura em torno de 1h30 sem trânsito. O diretor da companhia também comparou o tempo de viagem e os valores para quem utiliza hoje o ônibus intermunicipal, o percurso dura em torno de duas horas, com gasto de R$ 49,55. (Da Redação, com informações da Agência SP)