Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo mapa

Ministério do Turismo certifica Sorocaba

Cidade agora está no Mapa do Turismo Brasileiro 2025

19 de Junho de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Inaugurado em 1968, o zoológico Quinzinho de Barros é destaque nacional; estava em obras no início do mês
Inaugurado em 1968, o zoológico Quinzinho de Barros é destaque nacional; estava em obras no início do mês (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SOROCABA)

Sorocaba foi oficialmente certificada pelo Ministério do Turismo como integrante da nova composição do Mapa do Turismo Brasileiro. A iniciativa integra o Programa de Regionalização do Turismo, instrumento fundamental para orientar a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas para o setor em todo o País. Ao todo, 1.975 cidades e 306 regiões turísticas compõem a nova atualização do mapa.

Por meio de uma parceria entre a Secretaria do Turismo (Setur), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e os interlocutores estaduais do Programa, Sorocaba, nessa nova composição, está classificada no grupo dos “municípios turísticos”, que são aqueles com os maiores fluxos de visitantes e com os principais atrativos e infraestrutura turística do País. O resultado foi obtido seguindo critérios técnicos definidos pelo Ministério do Turismo, em conjunto com as Unidades da Federação e instâncias de governança regional.

Após a nova composição, antes categorizadas de A até E, as cidades serão separadas por vocação turística: municípios turísticos; municípios com oferta turística complementar e municípios de apoio ao turismo. A mudança acompanha as diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, promovendo uma abordagem mais estratégica e realista sobre o papel de cada cidade no contexto regional.

Segundo o Paço, a presença de Sorocaba no Mapa do Turismo Brasileiro reforça o papel da cidade como referência em desenvolvimento turístico sustentável e estratégico, além de evidenciar o compromisso da gestão municipal com a valorização dos atrativos locais, da cultura, da história e da hospitalidade local.

“Também trazem oportunidades reais para Sorocaba, como a possibilidade de acesso a recursos federais, programas de qualificação profissional, infraestrutura turística e fortalecimento da promoção dos destinos locais”, diz o secretário da Setur, Hudson Pessini.

O Mapa do Turismo Brasileiro serve como guia para o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas na área, oferecendo oportunidades para as cidades, inclusive, na melhoraria da gestão do turismo. Para acessá-lo, basta visitar o link: http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home. (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos