Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Prevenção ao uso de drogas em escola

18 de Junho de 2025 às 22:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
Objetivo é proporcionar ações dirigidas aos alunos do ensino fundamental
Objetivo é proporcionar ações dirigidas aos alunos do ensino fundamental (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), deu início, neste ano, ao projeto “Tô de boa... Drogas nem pensar!”, em escolas da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (17), no auditório Pedro Salomão José, a temática da prevenção ao uso de drogas foi levada a cerca de 120 alunos do 9º ano da Escola Municipal “Getúlio Vargas”, em palestra ministrada pelo assessor de gabinete da Sesu, André Moron, que é ex-delegado da Polícia Civil.

O projeto, com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), tem o objetivo de proporcionar ações dirigidas aos alunos do ensino fundamental nos anos finais, da rede municipal de ensino, levando orientação e conscientização sobre o uso e abuso de drogas, em um trabalho preventivo.

O secretário de Segurança Urbana, João Alberto Corrêa Maia, idealizador do projeto “Tô de boa... Drogas nem pensar!”, esteve no início da ação e conversou com os adolescentes antes da palestra. “Aproveitem bem essa palestra e que vocês possam ser agentes multiplicadores, levando informação sobre prevenção ao uso de drogas a outros jovens. Essa palestra é de extrema importância e vital para esse momento da vida de vocês. Um ótimo dia a todos”, disse após exemplificar os cuidados que, principalmente, as mulheres devem ter ao aceitar um copo de bebida, referindo-se ao golpe “Boa Noite Cinderela”.

Na palestra, André Moron falou sobre os tipos de drogas psicotrópicas, os motivos que levam a pessoa ao uso de entorpecentes, sintomas físicos, mudanças súbitas de comportamento e personalidade, tratamento para dependentes, drogas lícitas e ilícitas, e alertou para o uso dos cigarros eletrônicos e o narguille. (Da Redação)