Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tradição

Corpus Christi leva fé às ruas

Tradição reúne fiéis na criação de tapetes religiosos e coloridos

18 de Junho de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com fé e dedicação, voluntários transformam as ruas para a celebração de Corpus Christi
Com fé e dedicação, voluntários transformam as ruas para a celebração de Corpus Christi (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/6/2023))

No feriado de Corpus Christi, ruas de diversas cidades ganham cores e símbolos eucarísticos com a confecção dos tradicionais tapetes que celebram o sacramento da Eucaristia, expressão da fé católica que simboliza o corpo de Cristo. O trabalho é coletivo, voluntário e começa cedo, reunindo comunidades em um gesto de fé, arte e tradição.

A confecção dos tapetes é uma das práticas mais marcantes da celebração de Corpus Christi, comemorada sempre 60 dias após a Páscoa. A solenidade é dedicada à Eucaristia, um dos sete sacramentos da Igreja Católica, e tem como principal objetivo exaltar a presença de Jesus Cristo na hóstia consagrada.

Feitos com materiais simples como serragem colorida, areia, sal, borra de café, cal, farinha e flores, os tapetes são criados diretamente no chão, ao longo do trajeto por onde passará a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento. Os desenhos retratam símbolos e passagens religiosas, além de mensagens de paz e fé. Em muitas paróquias, o trabalho envolve famílias, catequistas, jovens de grupos religiosos e moradores do bairro para completar os tapetes a tempo da celebração.

Após a missa solene, os tapetes são percorridos pela procissão com o Santíssimo, conduzido por um sacerdote, enquanto fiéis caminham em oração. O gesto simboliza a passagem de Cristo pelo meio do povo.

Além de reforçar os valores da fé cristã, o Corpus Christi é também um momento de união e partilha entre os moradores. A montagem dos tapetes torna-se uma oportunidade para encontros, reencontros e fortalecimento dos laços comunitários.

Algumas paróquias de Sorocaba optaram por realizar doações de cobertores e meias para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como, por exemplo, a Paróquia São Bento, localizada na avenida Vinícius de Moraes, no Parque São Bento.

Com cores vibrantes, símbolos sagrados e o empenho de centenas de mãos voluntárias, os tapetes de Corpus Christi seguem sendo um testemunho de fé que atravessa gerações, um verdadeiro altar construído nas ruas, onde arte, religião e tradição se entrelaçam.

Em Itu

Itu está mobilizada para a realização da tradicional celebração de Corpus Christi, que ocorre nesta quinta-feira (19), nas ruas centrais da cidade. O evento, que é um dos maiores e mais importantes do calendário religioso e turístico do município, deve atrair entre 15 e 20 mil pessoas, entre moradores, fiéis de cidades vizinhas e turistas.

A confecção dos tradicionais tapetes coloridos, que encantam moradores e visitantes, conta com aproximadamente 800 metros lineares, mantendo o trajeto dos últimos anos, com passagem diante das igrejas do Carmo, Bom Jesus e Matriz. Para isso, estão sendo utilizadas 800 sacas, somando cerca de 18 toneladas de serragem colorida, produzidas desde maio pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Rurais e Urbanos (Semsur).

A montagem dos tapetes é realizada em parceria com paróquias, movimentos religiosos, escolas, entidades e voluntários, que se reúnem desde a madrugada da quinta-feira para confeccionar os desenhos. O trabalho pode ser acompanhado pela população desde as primeiras horas da manhã, momento que já se transforma em uma atração à parte, reunindo fiéis e visitantes que prestigiam cada detalhe da produção.

A data é marcada religiosamente pela celebração de uma missa campal na Praça do Carmo, às 15h, seguida da tradicional procissão, que percorre as ruas enfeitadas e culmina com a chegada dos fiéis à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

Além da Semsur, a organização envolve uma ação conjunta de diversas secretarias municipais, como Segurança, Turismo, Saúde e Comunicação, que atuam de forma integrada no apoio à produção dos tapetes, logística, organização do trânsito, reforço na segurança, serviços de limpeza antes, durante e após o evento, além de suporte à população e aos visitantes. (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos