Sorocaba
Saúde e segurança dão o tom à 2ª edição da Câmara Itinerante
População comparece a evento na Casa Cidadão da Nogueira Padilha e apresenta aos vereadores diversas demandas
Entre as demandas levantadas pela população na segunda edição do evento da Câmara Itinerante, saúde e segurança foram as áreas mais cobradas pelos moradores da zona Leste de Sorocaba na manhã de ontem (14), na Casa do Cidadão Zeladoria, localizada na rua Coronel Nogueira Padilha, 1.451, na Vila Hortência.
Entre os presentes estavam os vereadores Luis Santos (Republicanos), presidente da Câmara, Fernando Dini (PP), Alexandre da Horta (Solidariedade), Fábio Simoa (Republicanos) e Rogério Marques (Agir). No início do evento, cada vereador fez um discurso acerca dos objetivos do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e falou sobre o compromisso com as demandas levantadas pela população.
Segundo o vereador Luis Santos (Republicanos), idealizador do programa, o objetivo é trazer a população para participar e levantar as necessidades reais de cada local, mas que ainda falta a percepção de longevidade, não somente pautas imediatas. “É um processo de crescimento e de participação, tanto é que se observa que ainda falta a concepção de um dispositivo como o PPA, que se estende por quatro anos. Geralmente, a pessoa está realmente preocupada com as necessidades imediatas, aquelas necessidades do dia a dia, e esquece de pensar a cidade de uma forma mais alongada, estendida, para a melhoria cada vez mais crescente do bem-estar da população, mas é um processo”, explica.
Na segunda etapa, os moradores puderam falar sobre as demandas do bairro. Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Prestes de Barros, Marcio Roberto Rodrigues, de 63 anos, o bairro precisa de melhorias na iluminação, precisa de uma unidade da Guarda Civil Municipal (GCM) para oferecer mais segurança, insumos básicos na saúde como seringa para aplicação de insulina em diabéticos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Hortência e ampliação nos horários de ônibus. “Tem um ônibus a cada hora, já pensou estar doente, precisar de um atendimento e ficar uma hora esperando o Vila Hortência? Um absurdo”, conta.
Outros moradores também frisaram a situação do bairro na área de segurança. Na saúde, outra participante também levantou a falta de medicamentos básicos nas Unidades, como a dipirona, e ainda foram solicitadas melhorias na iluminação. Pautas como a reforma do zoológico e de parques da cidade também foram citadas.
A terceira e última edição da Câmara Itinerante acontecerá no dia 5 de julho, na Casa do Cidadão Zeladoria da zona Leste, localizada na rua Estado de Israel, 424, no Jardim Ipiranga, a partir das 9h.
Galeria
Confira a galeria de fotos