Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Moradores do Genebra querem melhorias em vias do bairro

13 de Junho de 2025 às 22:11
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ônibus escolares têm dificuldade para passar por vias de terra
Ônibus escolares têm dificuldade para passar por vias de terra (Crédito: CORTESIA)

Quem mora no bairro Genebra, um dos mais afastados na cidade, na extrema zona leste de Sorocaba, vive a expectativa de melhorias. Um grupo organizado de moradores coletou mil assinaturas e protocolou na Prefeitura e na Câmara de Sorocaba pedidos de pavimentação, iluminação e instalação de rede de esgoto, todos referentes à chamada “Estrada da Sede”.

Os moradores são os mesmos que se mobilizaram contra a instalação de um pedágio próximo ao bairro na rodovia Raposo Tavares (SP-270). A insatisfação com a futura cobrança surtiu efeito e o governo estadual anunciou nesta semana que não haverá pedágio entre o bairro e o centro da cidade.

“Hoje ela (a estrada) está arrumada, mas na época da chuva, fica totalmente abandonada. Ônibus escolar que cai na valeta, ônibus especial atravessado pois não consegue subir. Quando chega a época de setembro, outubro, novembro, dezembro, os moradores não conseguem sair dessa estrada, tem que andar quilômetros a pé, as crianças não vão para a escola. Isso é um absurdo”, afirma o comerciante Cleiton Aparecido Alves, que tem um mercado no bairro, onde foram coletadas as assinaturas.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informou que fará a manutenção de estradas no bairro nos próximos dias. “Esse trabalho ocorre de forma permanente, conforme prioridade de situação da via”, de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, em nota.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) respondeu que “as redes de água estão 100% implantadas no bairro e disponíveis à população, porém há residências que ainda não entraram com pedido de ligação”. O bairro, no entanto, não possui rede de esgoto. “Estão em andamento estudos para implantação, bem como a construção de estações elevatórias para atender essa região da cidade”, diz o Saae.

Em relação à iluminação pública, a Serpo informa que os pontos existentes terão as lâmpadas substituídas por lâmpadas de LED. “Também será realizado estudo de implantação de iluminação pública nas vias onde não há tal estrutura atualmente.”

Pedágio

Denise de Camargo, representante da “Frente Parlamentar e Popular Mais Pedágios, Não”, disse que esteve na sessão da Câmara de Sorocaba na quinta-feira (12) com outros integrantes do grupo e conversou com os vereadores Luís Santos (Republicanos) — o presidente da Casa — e João Donizeti (União Brasil). Segundo Denise, foi pedida reunião com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) a fim de detalhar a questão do pedágio.

Os moradores ainda estão apreensivos, mesmo com o anúncio do deslocamento do futuro pedágio de perto da saída do bairro para o limite de Sorocaba e Alumínio.

De acordo com a Câmara, foram feitas na quinta-feira (12) quatro moções de repúdio aos pedágios nas rodovias estaduais que cortam o perímetro de Sorocaba. Todas foram aprovadas em bloco.

O presidente Luís Santos destacou que o tema já foi amplamente debatido pela Casa e citou o compromisso verbal do governador Tarcísio de Freitas em rever as novas praças de pedágio anunciadas para o município. (Da Redação)