Buscar no Cruzeiro

Buscar

Israel x Irã

Prefeitura cria grupo de emergência para auxiliar no resgate de brasileiros no Oriente Médio

A medida envolve a união de várias secretarias municipais para atuar em articulação com o Itamaraty

13 de Junho de 2025 às 21:00
Da Redação [email protected]
Pessoas se mobilixam no resgate dos feridos
Pessoas se mobilixam no resgate dos feridos (Crédito: AFP)

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou, nesta sexta-feira (13), a criação de um decreto emergencial com o objetivo de auxiliar brasileiros que estão em áreas de risco no Oriente Médio, devido ao conflito armado entre Israel e Irã. O comunicado foi feito nas redes sociais do líder do executivo sorocabano. 

De acordo com Manga, a medida envolve a união de várias secretarias municipais para atuar em articulação com o Itamaraty, com foco no resgate e repatriação de cidadãos brasileiros que estejam em situação de vulnerabilidade na região.

"Brasileiros podem morrer a qualquer momento, devido ao conflito que está acontecendo entre Israel e o Irã. Determinei, agora, a criação de um decreto, onde vamos unir várias secretarias para ajudar no resgate dessas pessoas", afirmou o prefeito na publicação.

Por ser um decreto municipal, a medida não teria competência legislativa para brasileiros, por isso a ajuda seria válida apenas sorocabanos que estejam no Oriente Médio. O Cruzeiro do Sul questionou a assessoria do prefeito sobre isso, que afirmou ser para "brasileiros ou sorocabanos. Vai articular junto ao Itamaraty".

Em casos de ajuda, seja para si próprio ou algum familiar que esteja no meio do conflito entre Israel e Irã, pode entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99197-8479. "Nós vamos articular, junto ao Itamaraty, para que vocês sejam incluídos nos voos que vão trazer de volta esses brasileiros para o Brasil”, finaliza Manga.

Galeria

Confira a galeria de fotos