Buscar no Cruzeiro

Buscar

Está valendo

Governo sanciona lei para certificar produtos vegetais

12 de Junho de 2025 às 22:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
Novo serviço de inspeção garante qualidade, aumenta renda e expande negócios
Novo serviço de inspeção garante qualidade, aumenta renda e expande negócios (Crédito: DIVULGAÇÃO / AGÊNCIA SP)

O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISP-POV) foi sancionado na quinta-feira (5), durante o Global Agribusiness Festival. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o novo serviço será responsável pela fiscalização, inspeção e auditoria de produtos de origem vegetal e seus derivados, bem como dos produtos da algicultura (algas) e da fungicultura (fungos).

O SISP-POV será coordenado pelo Centro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na prática, o serviço permite que o produtor formalize seu negócio, gerando maior renda e expansão do seu empreendimento.

A partir do controle sanitário, desde a matéria-prima até o produto final, toda cadeia produtiva ganha maior segurança em todos os processos. Ao fim dos trabalhos o órgão emite o selo SISP-POV, garantindo a origem e a qualidade dos produtos de origem vegetal e seus derivados.

O Serviço terá condições para detectar possíveis irregularidades, tornando a oferta de produtos de origem vegetal ainda mais segura para o consumidor. “Com o SISP-POV, garantimos maior segurança alimentar para a população e impulsionamos a economia dos produtores paulistas, que terão seus produtos valorizados e sua renda aumentada”, disseGuilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Produtores e estabelecimentos que trabalham com produtos vegetais deverão registrar-se no SISP-POV para comercializar seus produtos. Com exceção àqueles já registrados no serviço de inspeção federal ou ligados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). (Da Redação)