Festas
Eventos juninos tomam conta das igrejas
Programação especial celebra os santos Antônio, João e Pedro; comemorações se estendem ao longo do mês

Junho é considerado um mês especial para os fiéis católicos de Sorocaba e região. É neste mês que a igreja promove eventos para comemorar três santos — Antônio, João Batista e Pedro. As festas populares também se espalham pelo País e são importantes marcos da cultura caipira.
Em Sorocaba, diversas paróquias se dedicam a celebrar os santos. Uma das festas mais tradicionais é a da Paróquia de Santo Antônio, localizada no bairro Árvore Grande. No local, são realizadas quermesses durante toda a Trezena de Santo Antônio e, sexta-feira (13), serão celebradas seis missas em homenagem ao santo: 7h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h.
No mesmo dia, o tradicional Bolo de Santo Antônio estará à venda, das 7h às 17h, no salão da secretaria paroquial. Este ano, serão 85 bolos de aproximadamente 1,20m x 0,80m, que totalizarão cerca de 81 metros quadrados. Dentro do bolo são escondidas medalhinhas. De acordo com a tradição, quem encontrar uma delas se casa em breve.
Outra tradição das festas na Paróquia de Santo Antônio é a roleta do aviãozinho, uma brincadeira na qual um avião voa sobre os números e, onde ele parar, é o número do vencedor da rodada. Os sorteados ganham prendas arrecadadas pelas pastorais. O avião utilizado atualmente foi construído por João Rodrigues.
Outras igrejas
Já a Comunidade de Santo Antônio, em Votorantim, está realizando o tríduo, que começou terça-feira (10) e segue até sexta. No evento, além da tradicional missa diária, há a venda de comidas e bebidas.
A Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Sorocaba, por sua vez, também celebra Santo Antônio com uma trezena que termina amanhã com uma festa que terá comidas típicas, venda de artigos religiosos, brincadeiras como roleta, pesca, argola e cadeia, além de músicas típicas. O evento começa às 18h desta sexta-feira (13) e às 16h no sábado (14).
Em Salto de Pirapora, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima inicia no domingo (15) a Novena de São João. A programação segue até o dia 24, quando serão promovidas procissão e missa. No dia de Corpus Christi, haverá uma carreata que sairá da Igreja Imaculada Conceição, às 9h, e terminará na matriz.
Por fim, a Catedral Metropolitana de Sorocaba Nossa Senhora da Ponte irá realizar missas dedicadas aos santos obedecendo os dias de suas comemorações. (Vernihu Oswaldo)
QUANDO SE COMEMORA
Santo Antônio - dia 13
São João - dia 24
São Pedro - 29
CONFIRA OS ENDEREÇOS
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte
Praça Coronel Fernando Prestes, Centro
Paróquia de Santo Antônio
Praça Coronel Joaquim Estanislau de Arruda, 181, Árvore Grande
Paróquia de Santa Rita de Cássia
Rua Bartolomeu de Gusmão, 311, Vila Santana
Comunidade de Santo Antônio
Avenida Gisele Constantino, Votorantim
Paróquia São João Batista
Rua João de Góes, 30, Salto de Pirapora
Galeria
Confira a galeria de fotos