Saúde
Zoonoses confirma mais um caso de morcego contaminado com vírus da raiva
Animal foi capturado na região do bairro Paineiras, em Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba confirmou nesta terça-feira (10) que o exame feito em um morcego capturado na região do Paineiras, em Sorocaba, apresentou resultado positivo para raiva.
A Zoonoses informou que houve contato humano e que todos os contactantes já realizaram o protocolo de pós-exposição com profilaxia. O primeiro caso ocorreu em março de 2025, no Jardim São Carlos (sem contato humano).
A unidade de vigilância definiu um raio de 500 metros a partir do ponto onde o morcego foi encontrado para orientação da população, verificação de novos possíveis contatos de animais domésticos e humanos com morcegos, além da inspeção de eventuais abrigos desses animais.
Ainda segundo a Zoonoses, o morcego foi encaminhado para o laboratório de referência para leitura e diagnóstico, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.
Orientações
A Zoonoses informou que só retira animais com comportamento suspeito, isto é, expostos à luz do dia, em locais baixos (no chão), caídos ou mortos. Os morcegos são animais silvestres altamente adaptados aos ambientes urbanos. Em Sorocaba, as espécies encontradas até hoje se alimentam de insetos, frutas ou néctar das flores e possuem grande importância ecológica. Eles são protegidos por lei ambiental, sendo proibida sua captura ou maus-tratos.
O avistamento desses animais à noite é normal, pois são noturnos e saem para se alimentar nesse horário. Somente em caso de suspeita de raiva, a Zoonoses pode recolher o animal — ou seja, quando um morcego cair no chão ou estiver pendurado em muro ou parede durante o dia, o que não é hábito normal da espécie.
Caso um munícipe aviste o animal nessa situação atípica, deve imediatamente colocar um balde ou caixa sobre o morcego e ligar para a Zoonoses para que ele seja recolhido. Importante: em hipótese alguma o munícipe deve tocar no morcego, e cães e gatos devem ser afastados do local.
O telefone da Zoonoses para contato é (15) 3229-7333, das 8h às 17h. Fora desse horário, nos fins de semana e feriados, o contato pode ser feito com a Guarda Civil Municipal (GCM), pelo telefone 153.