Meio Ambiente
Moradores plantam trezentas árvores no Herbert de Souza
Evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente contou com apoio de empresas, escoteiros e instituições públicas

A população participou, na manhã de ontem (7), do plantio de 300 das quatro mil mudas de árvores que serão destinadas ao bairro Herbert de Souza. A ação ocorreu em uma área pública localizada próxima à rua Vanderlei Felício, na altura do número 309.
A atividade integra a programação especial da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O plantio foi promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Também participaram representantes da Toyota, Unimetal e do Grupo de Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo (ABC).
A ação contou ainda com o engajamento de empresas da região, convidadas a integrar a atividade como forma de incentivo à responsabilidade ambiental corporativa. Segundo a coordenadora de Licenciamento Ambiental do Saae, Aline Ricioli, de 35 anos, “o que é aprendido aqui pode ser levado para o ambiente corporativo. Estamos plantando um exemplo”, destacou. A proposta é que esse aprendizado também alcance as crianças: durante a semana, escolas do entorno participarão do plantio.
O Grupo de Escoteiros se engajou com entusiasmo, e as crianças se mostraram comprometidas com a missão. O escoteiro Leonardo Zanardo, de 13 anos, comentou: “Achei perfeito, gostei muito de plantar. As árvores filtram o ar, é importante”. Ele estava acompanhado da mãe, Wivian Zanardo, 43 anos, chefe da Tropa Escoteira. “Ver nossas crianças com as mãos na terra, olhos brilhando e corações pulsando junto à natureza... isso não tem preço! Mais do que plantar árvores, é plantar valores”, afirmou.
Vânia Oliveira, 41 anos, do lar, também participou com o marido e o filho. “A arborização vai melhorar nossa qualidade de vida, ajudando na respiração e tornando o espaço mais agradável. Aqui é uma área grande, mas com poucas árvores, e infelizmente as pessoas jogam lixo. Com mais verde, as crianças terão onde brincar”, comentou.
Aline Ricioli explicou que a área é estratégica para reflorestamento, especialmente a parte inferior do terreno, onde passa um córrego. “É uma área de preservação. O plantio será de espécies nativas, algumas frutíferas, para atender às compensações ambientais”, detalhou.
Foram selecionadas 42 espécies diferentes de árvores nativas, com base na “Lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do Estado de São Paulo”, do Instituto de Botânica do Governo do Estado. Entre elas estão pitanga, aroeira, sangra-d’água, paineira, ipê-branco, gabiroba, mulungu, canafístula, araçá, pau-viola e dedaleiro.
O secretário da Sema, Antônio Genezzi Lopes, destacou a importância da ação: “Nosso objetivo é seguir arborizando Sorocaba, promovendo mais qualidade de vida para a população. Demonstramos, com isso, o compromisso da cidade com a preservação das áreas verdes e do ar que respiramos”.
A Prefeitura de Sorocaba promove, anualmente, três plantios abertos à comunidade: em março, em alusão ao Dia da Água; em junho, pelo Dia Mundial do Meio Ambiente; e em setembro, para celebrar o Dia da Árvore.