Eleito
Padre Fernando Giuli Batista assume como administrador da Arquidiocese de Sorocaba
Ele fica na função até que o novo arcebispo seja escolhido pelo papa Leão XIV

O padreDr. Fernando Henrique Giuli Batista foi eleito o novo administrador da Arquidiocese de Sorocaba, após a transferência de Dom Julio Endi Akamine para Belém do Pará. A decisão, baseada no Código de Direito Canônico, foi tomada na segunda-feira (2). Ele assume o posto até que o novo arcebispo seja escolhido pelo papa Leão XIV.
Conforme a Arquidiocese, o Pe. Giuli passa a cuidar das questões pastorais, jurídicas e canônicas. Ele assume o cargo com poderes e obrigações episcopais, exceto no que compete diretamente ao arcebispo devido ao caráter episcopal, a partir da aceitação e profissão de fé diante do Colégio de Consultores.
"Enquanto a arquidiocese estiver vacante, a menção ao bispo será omitida nas celebrações, sem necessidade de citar o administrador arquidiocesano. A citação será retomada com a posse do novo arcebispo", explica o comunicado oficial.
Pe. Fernando Batista é natural de Porto Feliz e foi ordenado em 2004. Possui formação em filosofia, teologia e história, além de mestrado e doutorado em direito canônico pela PUC-Rio e Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.
Ao longo dos anos, atuou como professor, diretor espiritual, defensor do vínculo, chanceler do arcebispado, vigário geral e pároco. Atualmente, está à frente da Paróquia São Francisco de Assis, em Sorocaba, e continua como Vigário Geral.