Educação
Ensino de línguas será implantado pela Prefeitura de Sorocaba apenas em 2026

Durante a campanha para o segundo mandato, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), apresentou um plano para a área da Educação que incluía promessas como a ampliação das vagas em creches e no ensino fundamental, a criação de um programa de ensino de línguas, a expansão de escolas de tempo integral, o fortalecimento de projetos extracurriculares de arte e esporte, além da abertura das unidades escolares aos sábados com atividades para a comunidade.
Passado quase meio ano de governo, pais, alunos e profissionais da área aguardam alguns dos compromissos firmados. O Cruzeiro do Sul, então, entrou em contato com a Secretaria da Educação (Sedu) para solicitar atualizações sobre as promessas, que inclusive, constam no plano de governo — está disponível em detalhes para consulta pública no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Quanto ao ensino de línguas, a prefeitura afirma que está em fase de estudo e planejamento uma parceria entre a Sedu e o Governo do Estado para oferecê-lo aos estudantes da rede municipal. A previsão de implementação é entre 2026 e 2027.
A prefeitura também alega que um projeto piloto na Escola Municipal João Francisco Rosa, em parceria por meio de termo de doação, já contempla aproximadamente 90 estudantes do 5º ano desta escola, como o objetivo principal de desenvolver práticas pedagógicas afetivas e críticas no ensino de inglês para crianças, promovendo uma aprendizagem colaborativa e crítica. O projeto teve início em março e se estenderá até novembro deste ano. A adesão dos alunos é voluntária, com autorização dos pais ou responsáveis.
Sobre as outras promessas, o Executivo confirma que estão em curso e ativas dentro da rede municipal de ensino.