Tecnologia
Sorocabano vence seletiva da Adobe e vai à final global
Thiago Osório é aluno do Senac e representará o Brasil nos EUA

Sorocaba volta a se destacar nacionalmente na área de tecnologia e design. Thiago Osório de Mello, aluno do curso Técnico em Computação Gráfica do Senac Sorocaba, conquistou o primeiro lugar na Seletiva Adobe Brasil 2025 e será um dos representantes do Brasil na final mundial do Adobe Certified Professional World Championship, que acontece de 27 a 30 de julho, em Orlando, nos Estados Unidos.
Organizada no Brasil pela empresa ENG DTP & Multimídia, a competição reuniu 189 estudantes de 126 instituições de ensino de todo o País. A edição deste ano bateu recorde de participação e contou, pela primeira vez, com representantes das cinco regiões brasileiras.
O estudante Lucas Maia dos Santos Azevedo, do Cesupa (Belém/PA), ficou em segundo lugar e também representará o Brasil na etapa internacional. Os dois finalistas se destacaram entre os Top 10 Estudantes Criativos do Brasil, grupo que recebeu certificados, brindes da Adobe e prêmios como mesas digitalizadoras.
“A conquista desse primeiro lugar na Seletiva da Adobe significa muito para mim: é um reconhecimento de esforço e de comprometimento. Desde os meus 13 anos, eu estudo as ferramentas da Adobe. Agora, sigo focado na etapa mundial em Orlando”, afirma Thiago, que é bolsista do Programa Senac de Gratuidade e se forma em 2026.
O coordenador da área de Tecnologia da Informação do Senac São Paulo, Alex de Lima Cabral, comemora o resultado. “Participar da Seletiva é uma experiência única que valoriza a prática, o pensamento criativo e prepara nossos estudantes para os desafios do mercado de trabalho.”
Desafio em tempo real
Durante a competição nacional, os estudantes tiveram três horas para criar peças de mídia social para a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac), avaliadas por um corpo técnico especializado. Foram analisados quesitos como aderência ao tema, estética, uso das ferramentas e aplicação nas redes sociais.
Histórico vitorioso
Nos últimos anos, o Brasil tem conquistado lugar de destaque no pódio internacional da competição. Desde 2021, o País esteve entre os três melhores do mundo: Gustavo Oliveira (GO) ganhou prata em 2021; Manoela Cunha Campo (RS), prata em 2022; e Egberto Oliveira (AL), bronze em 2023.
Inclusão e crescimento
A Seletiva Adobe Brasil 2025 contou com o incentivo direto da Adobe, através de seu Head de Digital Media no País, Rodrigo Arndt, o que possibilitou a inclusão de instituições das cinco regiões brasileiras. “Foi um desafio que propusemos à organização, e o resultado foi excelente. A criatividade dos alunos está espalhada por todo o Brasil”, destacou Arndt.
Além de São Paulo, participaram estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Amazonas e Amapá. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos