Aedes aegypti
Idoso de 66 anos é a 23ª vítima da dengue em 2025
Ele morreu em abril; cidade tem 13.260 casos confirmados

A 23ª morte de dengue em Sorocaba este ano é de um idoso de 66 anos. O óbito foi confirmado nesta quinta-feira (5) pela prefeitura. Agora a cidade contabiliza 23 vítimas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e 13.260 casos confirmados.
Conforme a Secretaria da Saúde (SES), o idoso não tinha comorbidades e faleceu no dia 14 de abril em uma unidade de saúde pública. A confirmação veio quase dois meses após o óbito pois a pasta aguardava a análise do Instituto Adolfo Lutz. O laboratório ainda investiga a causa da morte de outras oito pessoas.
Cuidado necessário
Se a previsão do tempo se confirmar, os próximos dias serão chuvosos em grande parte do Estado, incluindo a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A condição climática pode facilitar para as larvas do Aedes aegypti eclodirem e, depois, se tornarem mosquitos adultos, transmitindo a doença. Por isso, é importante a eliminação dos focos, o que inclui a limpeza de pratos de plantas, caixas d’água, calhas, bebedouros de animais e outros recipientes que possam acumular água.
O período mais quente do ano acabou, o que facilita para as infecções diminuírem. Entretanto, em Sorocaba, ainda há muita presença de larvas nas residências. O índice larvário, segundo o último levantamento da prefeitura, está em 5,4. Isso significa que a cada 100 casas, as equipes da Zoonoses encontraram os ovos e larvas em 5,4 delas. O ideal é um ou menos.