Otimismo
URB Drive já tem 2.500 motoristas cadastrados na plataforma municipal
Profissionais se mostram otimistas com a taxa a ser cobrada pela operadora de Sorocaba, bem menor que as existentes atualmente

Desde que a modalidade ganhou espaço no Brasil, é comum que muitas pessoas optem por chamar um carro por aplicativo para ir a compromissos. Um clique, o veículo para em frente à casa, pega o passageiro e leva até o destino final, simples e prático.
Porém, nas plataformas conhecidas, como Uber e 99, a taxa descontada dos motoristas chega a quase 50% do valor. Em Sorocaba, a Prefeitura lançou o URB Drive, o aplicativo da cidade, que promete uma taxa fixa de 8,90% em todas as corridas, com o objetivo de baratear o serviço para os usuários e aumentar o ganho da categoria dos motoristas.
A nova ferramenta gerou interesse: mais de 2.500 motoristas já se cadastraram no aplicativo. A empresa Prime Transporte Ltda. tem ainda dois meses para iniciar o funcionamento da plataforma na cidade, tempo que está sendo destinado ao cadastro seguro dos profissionais.
Expectativa
Segundo Danilo Gomes Santos, de 38 anos, o aplicativo da Prefeitura chamou a atenção. “A minha expectativa é ver se vai rodar bem, se a turma vai pegar gosto, se vai ser mais barato do que os outros aplicativos, se vai ter bastante demanda”, explica. Santos é motorista por profissão, de uma empresa terceirizada, e trabalha com aplicativos de viagem desde que a Uber chegou em Sorocaba, há 11 anos.
Aprovação rápida
Para se cadastrar, Santos afirma que precisou dos documentos de identificação (RG, CPF, endereço), Carteira de Habilitação e o documento do carro. Após 48 horas, foi aprovado como motorista do URB Drive.
Segundo Carlos Henrique Romero, de 42 anos, o cadastro é simples. “Foi bem tranquilo. Eu fiz o cadastro, foi super rápido, no dia seguinte já teve a aprovação. Mostra no aplicativo que ainda faltam uns dias para liberar”, explica. Romero também é motorista profissional há 20 anos e utiliza os aplicativos para fazer uma renda extra há mais de 8 anos.
Ao ficar sabendo do novo app, Romero resolveu testar também. “A gente vê a propaganda, vamos ver na prática. Mas eu penso assim: com menos taxa, você precisa trabalhar menos para ter um lucro maior. Para motorista de aplicativo, a intenção é sempre essa, gastar menos e ganhar mais”, conta. Além disso, o motorista afirma que talvez o aplicativo não tenha muitos clientes no início, por conta da força das plataformas já consolidadas. “Porém, é aquilo: a Uber e a 99 são mais conhecidas, nessa parte. Mas pode ser que, quando tiver um preço mais acessível para o cliente, a demanda cresça”, explica.
Determinante
O preço pode ser um fator determinante, como diz Romero: “Chega no fim do mês, quando as pessoas já começam a ficar mais apertadas, a demanda diminui e elas acabam deixando para usar mais no final de semana. Às vezes, quando o preço é mais acessível e o motorista consegue ganhar um pouco a mais, eu acho que as pessoas acabam preferindo o aplicativo em que o passageiro paga menos e o motorista é melhor remunerado. Não sei... é a minha lógica”, conclui.
Os interessados podem efetuar o cadastro baixando o aplicativo a partir do link no site da Urbes ou no Portal da Prefeitura.