Detran-SP
Fiscalizações flagram 21 motoristas que recusaram o bafômetro em Sorocaba e Cerquilho
Ao todo, 793 veículos foram abordados nas duas cidades

Fiscalizações realizadas pelo Detran-SP na última quinta-feira (29), em Sorocaba, e sexta-feira (30), em Cerquilho, flagraram 21 motoristas que se recusaram a realizar o teste do bafômetro. Ao todo, 793 veículos foram abordados nas duas cidades.
Em Sorocaba, as ações ocorreram nas avenidas Itavuvu e Ipanema, com 605 veículos fiscalizados e 13 motoristas recusando o teste. Já em Cerquilho, na avenida João Pilon, foram abordados 188 veículos, com 8 recusas registradas.
A recusa em realizar o teste, assim como dirigir sob a influência de álcool, são infrações gravíssimas, previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, a penalidade inclui multa no valor de R$ 2.934,70 e a instauração de processo para suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a multa é dobrada, chegando a R$ 5.869,40.
Quando o teste do etilômetro indica 0,34 miligramas ou mais de álcool por litro de ar alveolar, o condutor é enquadrado em crime de trânsito. Nessa situação, além das sanções administrativas, o motorista é conduzido à delegacia e pode ser condenado a uma pena de detenção de seis meses a três anos.
As ações fazem parte da campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a segurança no trânsito. As operações ocorreram em 28 municípios do estado de São Paulo, com a abordagem de 20.365 veículos. No total, foram registradas 438 infrações relacionadas ao consumo de álcool, sendo 424 por recusa ao bafômetro, 12 por condução sob efeito de álcool e 2 por crime de trânsito.